Anuário Estatístico de Trânsito é lançado no Seminário de Comunicação

Quantidade de acidentes, feridos e óbitos podem ser verificadas no documento.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dentro da programação do Seminário de Comunicação e Paz no Trânsito, foi lançado, no sábado (26), o Anuário Estatístico de Trânsito ano 2009, apresentado pelo diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), Jesus Rodrigues, durante a palestra A Importância do Consórcio Municipal de Trânsito. O Anuário traz dados importantes para uma análise mais detalhada de como anda o trânsito no Estado.

Quantidade de acidentes, feridos e óbitos podem ser verificadas no documento. Os dados mostram que a população do Piauí cresceu 0,8%, com um total de 3.145.325 habitantes. Só em Teresina, a frota de veículos chega a 262.972. A média de acidentes no ano de 2009 foi de 3.752. O perfil das vítimas também foi analisado. Entre feridos e mortos, o sexo masculino representa 84,9% do total de acidentes.

O diretor Jesus Rodrigues afirmou que o uso dos itens de segurança é indispensável para salvar vidas de motoristas e pedestres. Segundo ele, "as campanhas educativas contribuem para reforçar o trabalho que já é feito pelo Detran, como a campanha Anjos da Guarda, além das atividades em escolas, praças e vias públicas, com palestras e oficinas de educação no trânsito. A ausência de uma constante fiscalização e ações de prevenção permanente contribui para aumentar os índices de acidentes", disse. Os participantes do seminário tiveram a oportunidade de receber, em primeira mão, os dados do Anuário 2009, servindo de pauta para seus programas de rádio locais.

No segundo momento, o jornalista Joel Silva foi o mediador do painel Educação e comunicação para a paz no trânsito: desafios e perspectivas, que também contou com a participação da diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Gemma Barroso, do diretor do Sest/Senat, Antônio Leitão, e da gerente de Educação de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Aldeia Lima. Joel afirmou a importância do projeto de radiocomunicadores e a contribuição que isso pode trazer para a prevenção de acidentes.

Já às 14 horas, seguindo a programação, houve momento bem especial com a dinâmica de grupo feita pela diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Gemma Barroso. Dentro da atividade, a diretora disse que o trabalho dos comunicadores sociais é importante para educar através do rádio. A educação é necessária desde muito cedo.

No encerramento do evento, foram entregues aos participantes os certificados do curso Os Segredos de uma Campanha Radiofônica e do Seminário de Comunicação e Paz no Trânsito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES