Apesar da crise, independência financeira do Piauí cresce

Dependência da União caiu 3% no período de quatro meses

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tesouro Nacional divulgou na última semana o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) dos entes federados, com dados catalogados até o mês de setembro. O estudo aponta para um avanço na independência financeira do Piauí. Isto porque até abril o Estado dependia em 51% das transferências federais, índice que caiu três pontos percentuais em quatro meses, passando agora para 48%, o menor patamar alcançado.

Diante dos novos dados, 52% de tudo o que circula no Estado é de receita própria; isso fez com que o Piauí se tornasse menos dependente do que Sergipe, Maranhão, Tocantins, Acre e Amapá (que depende em 73% das transferências da União).

No Piauí, de acordo com dados do Portal da Transparência, foram transferidos para o Estados e municípios R$ 8,04 bilhões até o momento pelo Governo Federal. Cabe indicar que o o Relatório Resumido da Execução Orçamentária de Estados e Distrito Federal (RREO em Foco) referente aos três primeiros bimestres de 2018. O documento traz informações fiscais consolidadas do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública desses entes da Federação.

Nesse sentido, os dados do "RREO em Foco" são declarados pelos próprios Estados. Por isso, diferenciam-se das estatísticas anuais que já vêm sendo publicadas pelo Tesouro conforme o Programa de Ajuste Fiscal (PAF).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES