Apoio da população ao Mais Médicos sobe para quase 85%

66,8% acreditam que os médicos estrangeiros estão capacitados para trabalhar no país.

Avalie a matéria:
O médico cubano Juan Delgado, foi hostilizado durante manifestação contra Mais Médicos. | UOL

O programa do governo federal Mais Médicos, que leva brasileiros e estrangeiros para trabalhar em áreas carentes desses profissionais no país, tem apoio de 84,3% da população, segundo pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira (7) pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) em parceria com o instituto MDA. Na última pesquisa, divulgada em setembro, 73,9% da população apoiavam o programa e, em julho, quando a ação foi lançada, tinha o apoio de apenas 49,7%.

Dos entrevistados, 66,8% acreditam que os médicos estrangeiros estão capacitados para trabalhar no país. Para 13%, o programa tem cumprido "totalmente os objetivos para os quais foi criado" e 46% acham que está cumprindo apenas em parte.

Entre os que responderam à pesquisa, 90,6% não conhecem ninguém que tenha sido atendido por um médico estrangeiro do programa.

O programa foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em cerimônia no último dia 22 no Palácio do Planalto. O Mais Médicos deve ser uma das vitrines eleitorais de Dilma em 2014.

Mesmo com a aprovação ao Mais Médicos, a Saúde é o setor que, na opinião de 87,4% dos entrevistados, mais precisa de melhorias no Brasil. A segunda área apontada na pesquisa é Educação, lembrada por 49,7%. Segurança aparece em terceiro lugar, com 34,3%.

Foram ouvidas 2.005 pessoas em 135 municípios de 21 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa foi feita entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES