Após 15 anos Brasil voltará a participar de reunião na Cúpula do G-7

Encontro acontecerá no Japão entre os dias 19 e 21 de maio, na cidade de Hiroshima

Lula em encontro com o presidente americano Joe Biden | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil voltará a participar de uma reunião do G-7, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo, após um hiato de 15 anos, a última participação se deu em 2008, no segundo mandato de Lula (PT).

O retorno do país à mesa de reuniões com as grandes potências mundiais demonstra o prestígio do governo Lula junto às maiores potências econômicas do planeta e o retorno do país à mesa de discussões mundiais. 

A formalização do convite deverá ocorrer nesta quinta-feira, 06, por meio de uma ligação telefônica entre o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e o presidente Lula. Fumio Kishida será o 27º chefe de Estado diferente com quem Lula conversará antes de completar os 100 dias de governo, mostrando o reposicionamento diplomático do país na esfera global.  

O G-7 é composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. E se reúne regularmente para discutir os rumos da economia mundial e sempre convida países que estejam em destaque na economia mundial para participar das discussões e ouvir suas perspectivas.

A última participação do Brasil em uma reunião do G-7 se deu em 2008, no segundo mandato de Lula à frente do governo brasileiro. Antes disso, o Brasil também tinha se reunindo com o grupo em 2003, 2005 e 2006, sempre no governo Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES