Após carnaval, José Sarney tenta iniciar votações no Senado na próxima semana

Sarney ainda não conseguiu colocar a pauta do Senado em votação

José Sarney | Divulgacao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o carnaval, os senadores só devem retomar as sessões deliberativas, com votações, na próxima terça-feira (3). Nesta quarta-feira (25), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), abriu a sessão apenas para discursos de cinco senadores, que se revezaram na tribuna, segundo informações da Agência Brasil.

Desde que tomou posse, no dia 2 de fevereiro, Sarney ainda não conseguiu colocar a pauta do Senado em votação por causa do problema da distribuição das presidências das comissões permanentes entre os partidos.

O presidente do Senado esperava ter definido os presidentes das comissões ainda na semana passada, mas um impasse com relação à Comissão de Relações Exteriores (CRE) tem impedido a conclusão do processo e paralisado também o plenário da Casa, que não votou um projeto sequer em 2009.

De acordo com a Agência Brasil, um reunião dos lideres dos partidos da base na semana passada definiu que a distribuição do cargos será resolvida na terça-feira (3), primeiro dia de votações em plenário.

Sarney defende a previsão regimental, que determina a distribuição dos cargos de acordo com a bancada dos partidos, mas o impasse acontece justamente pela posição de aliados de Sarney.

O PTB, que apoio o presidente na eleição para o cargo, quer acomodar Fernando Collor no comando da CRE e conta com o apoio do PMDB. Regimentalmente, no entanto, a vaga caberia ao PSDB, que indica Eduardo Azeredo (MG) para a função.

O problema relativo à CRE pode contaminar outras comissões. O colegiado que trata da área de infra-estrutura deveria ficar com o PT, mas PMDB e PSDB teriam interesse também nesta posição. Os tucanos afirmam que podem insistir nesta comissão caso vejam ameaçado o plano de comandar a área de Relações Exteriores.

Pauta trancada

Enquanto isso, a MP Anti-crise, editada pelo governo federal para combater os efeitos da crise financeira no setor da construção civil, está trancando as votações, como primeiro item da pauta.

De acordo com a Agência Brasil, a pedido do Executivo, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-AP), vai incluir nessa medida dispositivos para ampliar a renegociação das dívidas agrárias.

Além dessa MP, duas propostas de emenda à Constituição trancam a pauta: a que acaba com o voto secreto em casos de pedidos de cassação de mandato de senadores e a que estabelece o voto aberto para todas as votações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES