Após delação, Mauro Cid não deve dar novos depoimentos à Polícia Federal

Mesmo afastado, Mauro Cid vai continuar com seu salário, moradia na vila militar e ainda com acesso ao plano de saúde

Tenente-coronel Mauro Cid vai permanecer com salários | Bruno Spada/Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a homologação de seu acordo de delação premiada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid, não está previsto para prestar novos depoimentos à Polícia Federal. Cid já havia fornecido informações significativas durante as investigações em andamento relacionadas a casos como a venda ilegal de joias, a falsificação de cartões de vacina contra a Covid-19 e tramas que visavam manter Bolsonaro no poder.

Afastado de suas funções e sem um cargo no Exército, o tenente-coronel Mauro Cid continuará recebendo seu salário de aproximadamente R$ 27 mil, além de manter sua moradia na vila militar e acesso ao plano de saúde de um oficial.

O acordo de colaboração premiada de Cid foi homologado por Alexandre de Moraes no sábado (9), e como parte das medidas cautelares, ele foi liberado provisoriamente com restrições. Estas incluem o uso de tornozeleira eletrônica, limitações em relação a saídas de casa durante os fins de semana e à noite, além do afastamento de suas funções no Exército. Cid deixou o Batalhão do Exército de Brasília, onde estava detido desde o dia 3 de maio, no mesmo sábado.

Neste momento, não está prevista a necessidade de novos depoimentos de Cid, uma vez que ele já respondeu a questionamentos dos investigadores, fornecendo informações cruciais que foram confrontadas com documentos, perícias em celulares e planilhas de dados de computadores apreendidos. No entanto, ele só será chamado novamente caso surjam novos indícios de crimes relacionados a ele, a Bolsonaro ou a seu círculo próximo ou se houver necessidade de esclarecimentos adicionais.

A Polícia Federal continua analisando os materiais recolhidos durante as apreensões, que serão usados para corroborar a colaboração. Devido ao sigilo legal, qualquer divulgação do conteúdo das investigações pode prejudicar a produção de provas e levar a nulidades no processo.

Mauro Cid inicialmente manteve silêncio durante as investigações, mas sua estratégia de defesa mudou em agosto, quando o advogado Cezar Bitencourt passou a representá-lo. Bitencourt afirmou que Cid assumiria a responsabilidade pela venda de joias recebidas por Bolsonaro nos Estados Unidos, alegando que o fez a pedido do ex-presidente. Posteriormente, o advogado esclareceu que Cid não iria "dedurar" Bolsonaro, mas forneceria "esclarecimentos" sobre o assunto.

Cid prestou vários depoimentos à Polícia Federal no final de agosto, quando estava negociando sua delação. Além disso, ele foi interrogado por mais de 10 horas em relação à investigação da invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo hacker Walter Delgatti Neto, com o objetivo de desacreditar o sistema judiciário brasileiro.

Como parte das medidas cautelares, Alexandre de Moraes determinou diversas restrições, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, comparecimento periódico em juízo, proibição de sair do país e cancelamento de seus passaportes, suspensão do porte de arma de fogo e proibição de uso de redes sociais. Ele também foi proibido de entrar em contato com outros investigados, com exceção de sua mulher, filha e pai. O descumprimento das medidas pode resultar em seu retorno à prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES