Após dia do orgulho! 20 políticos brasileiros que se assumiram LGBTQIAPN+

Nas últimas eleições, foram eleitos 13 deputados estaduais, um deputado distrital, cinco deputados federais e uma governadora

20 políticos brasileiros que se assumiram LGBTQIAPN+ | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento realizado pelo Programa Voto com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+, apontou que 20 candidatos da comunidade LGBTQIAPN foram eleitos nas eleições de 2022. A aliança monitorou o processo eleitoral do ano passado e levantou 356 candidaturas LGBTQIAPN; dessas, 233 (65%) acabaram como suplentes.

Nas últimas eleições, foram eleitos 13 deputados estaduais, um deputado distrital, cinco deputados federais e uma governadora. Entre os eleitos, seis são lésbicas, cinco são mulheres bissexuais, quatro são mulheres trans, dois são gays, um é homem bissexual e duas candidaturas não especificaram sua identidade de gênero ou orientação sexual.

No Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra (PT), que foi reeleita no primeiro turno, é a única pessoa da comunidade LGBTQIAPN a ser eleita para o governo estadual. Ela sempre foi abertamente lésbica e afirmou que, em sua vida pública ou privada, nunca se escondeu ou viveu no armário.

Pela primeira vez, a Câmara dos Deputados terá duas deputadas trans. Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (Psol-SP) serão a primeira bancada trans na história da Casa legislativa. Também foram eleitas para as assembleias estaduais as candidatas trans Dani Balbi (PCdoB-RJ) e Linda Brasil (Psol-SE).

Nos próximos quatro anos, a Câmara dos Deputados contará com a presença de Clodoaldo Magalhães (PV-PE), que é gay; Daiana Santos (PCdoB-RS), que é lésbica; e Dandara (PT-MG), que é bissexual. No entanto, deputados federais consolidados como Professor Israel Batista (PSB-DF) e David Miranda (PDT-RJ), ambos assumidamente gays, não estarão presentes na próxima legislatura. Israel não obteve votos suficientes para se reeleger, enquanto David está internado devido a um problema de saúde e teve sua candidatura retirada pela família.

Nas assembleias legislativas, outras vitórias para a comunidade LGBT. Reeleito para um segundo mandato, o deputado distrital gay Fábio Felix (Psol) foi o mais votado no Distrito Federal, com mais de 51 mil votos. É a votação mais expressiva que um deputado distrital já alcançou na história.

São Paulo foi o estado que elegeu o maior número de candidatos LGBTs, totalizando seis candidaturas. Além de dois mandatos coletivos LGBTI+ do Psol, foram eleitos Leci Brandão (PCdoB), que é lésbica; Thainara Faria (PT) e Ediane Maria do Nascimento (Psol), que são mulheres bissexuais; e Guilherme Cortez (Psol), que é um homem bissexual.

Também foram eleitos para as assembleias legislativas Bella Gonçalves (Psol-MG), lésbica; Dani Monteiro (Psol-RJ), bissexual; Dra. Michelle Melo (PDT-AC), bissexual; Rosa Amoria (PT-PE), lésbica; e Verônica Lima (PT-RJ), lésbica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES