Após embate com Moraes, Bolsonaristas propõem homenagem a Musk na Câmara

Deputados aliados de Bolsonaro apresentam pedidos de honraria ao empresário em meio a controvérsia com o STF.

Elon Musk | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois deputados federais aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), protocolaram pedidos de homenagem ao empresário Elon Musk na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 8. Os requerimentos, de autoria dos deputados Coronel Meira (PL-PE) e Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), propõem a concessão de Moções de Aplauso e Louvor à figura do dono da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter).

Os deputados fundamentam seus pedidos destacando a postura de Elon Musk em enfrentar o que chamam de "censura política e infundada" imposta pela Justiça brasileira aos usuários da plataforma. Eles também mencionam o enfrentamento do empresário ao que consideram "abusos de autoridade perpetrados pela Suprema Corte brasileira".

O requerimento de Meira destaca que Musk expôs ao mundo a pressão da Justiça brasileira, em especial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, para obter dados de usuários da plataforma. O documento enfatiza a postura do empresário em questionar diretamente o ministro Moraes sobre a censura e anunciar sua intenção de rever todos os usuários bloqueados de forma contrária à lei.

A controvérsia entre Elon Musk e Alexandre de Moraes teve início no sábado, 6, quando o empresário acusou o ministro de infringir a Constituição brasileira e promover censura em suas decisões judiciais. Em resposta, Moraes incluiu Musk como investigado no inquérito das milícias digitais por suposta instrumentalização da rede social.

O despacho assinado por Moraes no domingo, 7, determinou que a plataforma se abstivesse de desobedecer qualquer ordem judicial já emitida pela Justiça brasileira, sob pena de multa diária de R$ 100 mil por perfil bloqueado.

Além dos pedidos na Câmara dos Deputados, outra homenagem foi proposta ao empresário sul-africano na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) solicitou a entrega da Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria da Assembleia, a Elon Musk. O político justifica a concessão pela contribuição do empresário ao desenvolvimento de meios digitais em prol da educação e causas sociais, bem como sua defesa da democracia e liberdade de expressão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES