Após marcha em Brasília, prefeitos poderão ganhar mais 2% de recursos no PI

A liminar que impede a distribuição dos royalties do petróleo a todos os municípios está prevista para acontecer

Marcha dos Prefeitos em Brasília | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os prefeitos do Piauí e do Brasil conseguiram na XVII Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, em Brasília, encerrada ontem, a garantia das votações pelo Congresso Nacional do aumento de 2% no FPM, e da queda da liminar que impede a distribuição dos royalties do petróleo, pelo Supremo Tribunal Federal.

Essa votação está prevista para acontecer no próximo dia 28. ?Foram conquistas importantes, como também a responsabilização da União em relação ao financiamento dos pisos das categorias, com o pagamento total do benefício?, disse o presidente da APPM, Arinaldo Leal, ao fazer um balanço do evento.

Outros pontos prioritários reivindicados pelos municiopalistas foram: as compensações pelas perdas por desonerações fiscais, reajuste dos valores repassados à manutenção dos programas federais, e a atualização da lei que trata do ISS e o encontro de contas da Previdência.

No encerramento, foi elaborada a Carta da Marcha destacando o reconhecimento do evento como instrumento de importantes avanços para os municípios e o fortalecimento desse tipo de mobilização.

Arinaldo avaliou a macha como positiva, mas criticou a ausência da presidente Dilma Rousseff na abertura. A senadora Ana Amélia, que prestigiou a Marcha na abertura, é autora de um projeto que impede processo, denúncia e condenação aos prefeitos que não conseguem cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal ? LRF, justificando que isso ocorre por conta da redução do FPM provocada pela União, a senadora destaca que não é possível fechar a conta com a redução de receita.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski disse que com a renúncia do IPI relacionada ao Imposto de Renda, as perdas para os municípios estão em torno de R$ 77 milhões.

Os prefeitos e os representantes das associações regionais de todas as regiões do Brasil criticaram o governo federal em relação ao descaso com as administrações municipais que estão prestes a ?fechar? as portas pela falta de atenção aos apelos dos prefeitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES