Após mudança de governo, TVs são a favor de liberar mais capital estrangeiro

Atualmente, a lei estabelece um limite de 30% de participação estrangeira em uma empresa de radiodifusão.

TVs crescem olho na liberação de mais capital estrangeiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As grandes redes de televisão, incluindo Globo, Band e RedeTV!, manifestaram publicamente seu apoio à proposta da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) de revisar a legislação sobre a participação de capital estrangeiro na radiodifusão. Atualmente, a lei estabelece um limite de 30% de participação estrangeira em uma empresa de radiodifusão. 

As emissoras argumentam que a legislação em vigor desde 2001 não produziu os resultados esperados e que a competição com empresas internacionais é desigual.

A ideia inicial era liberar um mínimo de 51%, o que permitiria um investidor estrangeiro assumir o controle de uma emissora brasileira, já que possuiria mais da metade das ações. Mas a proposta vai além e sugere abertura de 100%. 

Com Luiz Inácio Lula da Silva como presidente, o objetivo é colocar o projeto em votação no Congresso Nacional. O ex-presidente Jair Bolsonaro era contra e atuou nos bastidores para rejeitar a proposta. O lobby funcionou também porque o então ministro das Comunicações, Fábio Faria, compartilhava da mesma posição à época.

Globo, Band e RedeTV! são abertamente a favor do projeto --ou de que, pelo menos, se discuta a abertura para a entrada de mais capital estrangeiro. A emissora líder de audiência atua nos bastidores políticos para fortalecer a a proposta, principalmente por meio de Marcelo Behcara, diretor de Relações Institucionais e Regulação do Grupo Globo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES