Após nova recusa, PT sonda PTB para a vice de Fernando Haddad

Ele tentou emplacar o socialista Pedro Dallari, que recusou.

Fernando Haddad. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) abandonar a disputa em protesto contra a aliança com o PP de Paulo Maluf, o pré-candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ouviu mais um "não" na busca por um companheiro de chapa.

Ele tentou emplacar o socialista Pedro Dallari, que recusou. Diante do impasse, a cúpula do PT passou a usar a vaga para tentar atrair o PTB e fechar mais uma aliança de última hora na disputa.

Amigo do pré-candidato, Dallari alegou constrangimento por ser ligado a Erundina e disse ter projetos acadêmicos ao rejeitar o convite. Sua negativa foi confirmada pelo presidente municipal do PSB, Eliseu Gabriel.

A direção petista, então, retomou o assédio a dois partidos aliados ao governo federal que também têm pré-candidatos a prefeito: o PTB, de Luiz Flávio Borges D"Urso, e o PDT, de Paulinho da Força.

"Se pudermos usar a vice para aumentar a aliança, faremos do limão uma limonada", disse o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto.

D"Urso, que liderou o movimento "Cansei" contra o governo Lula, disse que a sondagem para a vice foi feita pelo presidente do PT-SP, Edinho Silva, ao deputado estadual Campos Machado (PTB). "Fiquei honrado. Se o partido fechar o acordo, vou aceitar a vice", afirmou ele.

Maluf, que também participou das conversas, não quis falar. O presidente nacional do PTB é o deputado cassado Roberto Jefferson, autor da denúncia do mensalão e responsável por deflagrar a maior crise da história do PT.

À noite, Campos Machado confirmou a sondagem, mas disse descartar a aliança. Os petistas prometiam insistir.

Haddad se manteve afastado da nova investida, mas sem desautorizá-la. Ontem ele evitou aparições públicas e cancelou a ida à Rio+20 com o ex-presidente Lula.

Segundo integrantes da campanha, o petista teme novo desgaste após a saída de Erundina e a repercussão negativa das fotos com Maluf. Por isso, defende a escolha de um vice do PSB ou do PC do B --que mantém a pré-candidatura de Netinho de Paula, mas deve apoiá-lo.

Ontem Haddad ofereceu café da manhã a dirigentes do PC do B e fez um apelo para que eles apressem a adesão. Diante da resistência à deputada estadual Leci Brandão, a sigla sugeriu a entrega da vice a Nádia Campeão, secretária de Esporte na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy. O vereador Jamil Murad também passou a ser cotado.

MALUF

O coordenador da campanha, vereador Antonio Donato (PT), disse que a definição da chapa será adiada até que a coligação esteja definida. "Após a consolidação desse arco de alianças é que discutiremos a questão da vice."

Ele defendeu a aliança com Maluf, que irritou militantes petistas. "Aparentemente é uma contradição, não vou negar isso", disse. "Quem está no jogo precisa jogar o jogo que existe, não o de um mundo ideal que não existe."

Sobre o fato de o ex-prefeito ser procurado internacionalmente pela polícia, ele disse: "Quem cuida da ficha na Interpol é a Justiça e o Ministério Público, não sou eu."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES