Após recaptura de fugitivos, governo publica demissão de diretor de presídio

Humberto Gleydson Fontinele Alencar estava afastado do cargo desde o dia 14 de fevereiro

Após recaptura de fugitivos, governo publica demissão de diretor de presídio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Humberto Gleydson Fontinele Alencar foi oficialmente dispensado do cargo de diretor da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) pelo Ministério da Justiça. A portaria referente a essa decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (5). A notícia sobre a demissão de Alencar já havia sido antecipada pelo blog da Ana Flor. Ele estava afastado desde 14 de fevereiro, quando dois detentos escaparam do presídio de Mossoró. 

FUGITIVOS FORAM ENCONTRADOS NO PARÁ: A demissão de Alencar ocorre após a captura dos dois fugitivos da penitenciária de Mossoró, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, pela polícia no Pará, na quinta-feira (4). 

BUSCAS DURARAM 50 DIAS: Após uma busca de 50 dias, os fugitivos foram capturados. Um levantamento da GloboNews revelou que a operação para recapturá-los, apenas na esfera federal, custou R$ 2,1 milhões aos cofres públicos. 

FICARÃO EM CELAS SEPARADAS: O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, declarou que Rogério e Deibson continuarão detidos em celas individuais na penitenciária de Mossoró e serão submetidos a monitoramento contínuo. Ele também mencionou que houve um reforço na segurança da unidade prisional. 

SOBRE A FUGA: Rogério e Deibson, membros do Comando Vermelho do Acre, fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró em 14 de fevereiro, sendo a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal. Eles escaparam através de uma passagem feita atrás de uma luminária e cortaram cercas de arame com ferramentas de uma obra. Uma força-tarefa envolvendo autoridades locais e federais foi criada para capturá-los, após invadir casas e fazer uma família refém. Após deixar o Rio Grande do Norte, eles viajaram de barco de Icapuí, no Ceará, para Belém do Pará, chegando em 24 de março. Durante a jornada, uma facção criminosa teria auxiliado financeiramente na fuga. 

SOBRE A RECAPTURA DOS FUGITIVOS: Na manhã desta quinta-feira, um delegado da PF informou à PRF em Marabá que os fugitivos estariam passando por Tailândia, a 300 km de Belém. A polícia iniciou o acompanhamento e fechou os acessos a uma ponte em Morada Nova, a 25 km de Marabá. Os criminosos foram interceptados em dois veículos, com um terceiro carro de apoio. Além dos fugitivos, quatro homens foram detidos. Durante a operação, foram apreendidos um fuzil com dois carregadores, dinheiro e oito celulares. O Ministério da Justiça afirmou que os fugitivos pretendiam fugir para o exterior. 

PF recaptura os dois foragidos de presídio em Mossoró após 50 dias | Fotos: PF/Divulgação 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES