Após Renan, CCJ do Senado aprova fim do voto secreto

Após Renan, CCJ do Senado aprova fim do voto secreto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por unanimidade, a Comiss?o de Constitui??o e Justi?a (CCJ) do Senado, aprovou nesta quarta-feira, 19, a proposta de emenda constitucional (PEC) que determina o fim do voto secreto para todas as vota?es do Congresso nacional. A decis?o vem apenas uma semana depois da absolvi??o, por voto secreto, do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Apesar de Renan ter escapado do processo de cassa??o por 40 votos a seu favor, 35 contra e 6 absten?es, a comiss?o fez apologia do voto aberto.

"Vi aqui uma devo??o pelo voto aberto que eu n?o vi na semana passada. N?o vi nem devo??o, nem essa unanimidade toda", ironizou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da PEC na CCJ, antes do resultado. Na reuni?o da CCJ, Tasso sugeriu ainda que, como houve consenso para acabar com o voto secreto para julgar os processos que recomendam cassa??o de mandato, os senadores poderiam tornar p?blico seus votos no julgamento de Renan.

O senador tucano vai consultar se isso ? poss?vel, mas assessores jur?dicos entendem ser uma iniciativa invi?vel e at? ilegal, levando em conta o sigilo do voto. Para abrir a vota??o seria preciso violar o painel de vota??o eletr?nica do Senado.

O PT, acusado pela oposi??o de ser o principal respons?vel pela absolvi??o do peemedebista, fez discursos contundentes nesta quarta-feira a favor do voto aberto. "Todos sabem que ? imposs?vel n?o levar em considera??o as consequ?ncias de uma cassa??o ou de uma absolvi??o", disse a l?der da bancada, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), referindo-se ?s press?es que envolvem a vota??o de cassa??o de mandatos.

A senadora chegou a sugerir que os processos de perda de mandato passassem a ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal, e n?o pelo Congresso, proposta que recebeu cr?ticas da oposi??o.

O partido Democratas e o PSDB tamb?m contabilizaram votos a favor de Renan. No passado, as principais lideran?as pol?ticas das duas legendas votaram contra uma outra PEC que estabelecia o fim do voto secreto para processos de cassa??o.

O parecer de Jereissati determinava o voto aberto apenas para casos de cassa??o e algumas outras vota?es, mas acabou acolhendo a proposta do senador Paulo Paim (PT-RS) de voto aberto em todas as circunst?ncias, para que a PEC tivesse, com apoio da base governista, prioridade de vota??o no plen?rio do Senado.

Antes de apreci?-la, os senadores t?m primeiro que limpar a pauta da casa, trancada por cinco medidas provis?ria e um projeto de lei que tramita em car?ter de urg?ncia. Se aprovada, a PEC ser? enviada para a C?mara.

O Senado tem a prerrogativa constitucional de votar secretamente as indica?es de autoridades para cargos espec?ficos, como embaixadas, ag?ncias reguladoras e Banco Central e dos ministros do Judici?rio. Todas essas vota?es, incluindo os vetos presidenciais, n?o poder?o ser fechadas, caso a PEC seja aprovada em dois turnos no Senado e depois pela C?mara.

A??o no STF

Na ?ltima ter?a-feira, o PSOL entrou com a??o no Supremo Tribunal Federal (STF) para acabar com as sess?es secretas no Senado quando tratar de cassa??o de mandatos. O partido ? respons?vel por tr?s das quatro representa?es contra Renan, que foi absolvido do primeiro processo na ?ltima semana. O senador era acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista.

A a??o direta de inconstitucionalidade (Adin) pede a revoga??o do artigo 197, inciso 1?, al?nea c, do Regimento interno do Senado, que prev? sess?o secreta quando se tratar de perda de mandato. O argumento do PSOL ? que o artigo fere o princ?pio da "publicidade e transpar?ncia dos atos p?blicos".

O objetivo do partido ? que, em caso de decis?o favor?vel no STF, a nova regra - de sess?o aberta - j? passe a valer para os pr?ximos processos contra Renan caso cheguem ao plen?rio para vota??o. A a??o n?o trata da vota??o secreta, prevista na Constitui??o Federal.

1? vit?ria da oposi??o

Por apenas 2 votos, a oposi??o teve sucesso ontem na primeira tentativa de obstruir as vota?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES