Aprovada lei que prevê a criação do Programa Praia para Todos

A estrutura de acessibilidade incluirá vagas de estacionamento para pessoas com deficiência o mais próximo possível da areia.

Alepi aprova projeto de lei da deputada Bárbara do Firmino | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de lei de autoria da deputada Bárbara do Firmino (PP)que cria o programa "Praia para Todos" foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Essa iniciativa visa estimular a instalação de estruturas que permitam que cadeirantes possam circular pelas faixas de areia das praias piauienses e também desfrutar de banhos de mar.

De acordo com a parlamentar, apesar dos avanços e direitos conquistados para promover o bem-estar das pessoas com deficiência, elas ainda enfrentam obstáculos para ter acesso às praias devido à falta de estrutura. A areia fofa dificulta a circulação das cadeiras de rodas, um problema que pode ser facilmente resolvido com a implantação de esteiras. Além disso, muitas praias piauienses não possuem rampas de acesso às faixas de areia.

Conforme a deputada, caso o programa seja sancionado, a estrutura de acessibilidade inicialmente incluirá a disponibilização de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência o mais próximo possível da área onde o programa será implantado. Também serão instaladas rampas de acesso à faixa de areia, esteiras para facilitar o deslocamento das cadeiras de rodas e rampas para permitir o acesso ao mar. 

Além disso, tendas serão montadas para acomodar as pessoas com deficiência e seus familiares. "Com essas medidas, estaremos criando uma estrutura que permitirá que as pessoas com deficiência acessem a praia de forma tranquila", destacou a parlamentar.

Bárbara ressaltou que a parceria entre os municípios do litoral e outros pontos turísticos do Piauí, juntamente com a Secretaria de Estado do Turismo e a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência, será de suma importância para a implementação do programa. "A união de esforços é fundamental para a execução desse programa, que beneficiará muitas pessoas", afirmou.

Segundo a deputada Bárbara, o programa exigirá recursos financeiros e humanos para sua implementação. No entanto, ela acredita que os benefícios proporcionados às pessoas com deficiência, bem como para o turismo em todo o estado, superarão esses desafios. O programa promoverá a cidadania dessas pessoas, que são excluídas devido às suas deficiências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES