Arcabouço fiscal: Haddad se reunirá com líderes no Senado em busca de apoio

A proposta do novo arcabouço fiscal foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 23 de maio.

Arcabouço fiscal: Haddad se reunirá com líderes no Senado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima quinta-feira, dia 15, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará presente no Senado para se reunir com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e líderes partidários. O objetivo do encontro será discutir a proposta do novo arcabouço fiscal.

A proposta do novo arcabouço fiscal foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 23 de maio. Atualmente, está sendo analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O senador Omar Aziz (PSD-AM), relator do projeto, expressou sua intenção de apresentar um parecer na próxima semana.

A votação da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos dependerá do presidente do colegiado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Ele afirmou que pretende agendar a discussão da proposta na semana seguinte à apresentação do parecer pelo relator.

Caso seja aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o texto ainda precisará passar pela análise de todos os 81 senadores no plenário principal do Senado. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, em entrevista à TV Globo, expressou o desejo de colocar o texto em votação ainda neste mês de junho.

"Queremos permitir ao ministro [Fernando Haddad] a exposição dos pontos importantes do projeto [na reunião de líderes]. Esperamos apreciar o projeto ainda em junho", afirmou Pacheco. Durante a reunião, é esperado que Haddad solicite o apoio dos líderes partidários ao projeto e defenda a preservação da espinha dorsal da proposta, ou seja, que não sofra alterações significativas.

Inicialmente, a presença de Haddad na reunião de líderes do Senado estava agendada para o dia 1º de junho. No entanto, devido à votação da Medida Provisória da reorganização dos ministérios, que teria perdido a validade se não fosse aprovada naquele dia, a audiência foi adiada.

Caso o conteúdo da proposta seja modificado no Senado, o texto do arcabouço fiscal precisará passar por uma nova análise na Câmara dos Deputados, onde o processo de tramitação teve início. No Senado, diversos senadores apresentaram emendas, que são sugestões de alterações ao texto original da proposta. Essas emendas serão discutidas e votadas durante a análise do projeto pelos senadores.

A maioria dos pedidos apresentados busca excluir três categorias de despesas consideradas fundamentais e estratégicas das novas limitações de gastos. Essas categorias são:

  1. Piso salarial da enfermagem: Trata-se de uma medida aprovada no final do ano passado que estabelece um salário mínimo para os profissionais de enfermagem, reconhecendo a importância e valorização desses trabalhadores na área da saúde.

  2. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb): Esse fundo tem como finalidade financiar a educação básica no país, destinando recursos para melhorias na infraestrutura das escolas, capacitação de professores, entre outros investimentos que visam fortalecer a qualidade da educação oferecida.

  3. Fundo Constitucional do Distrito Federal: Trata-se de um fundo repassado pela União para auxiliar no custeio de áreas como saúde, educação e segurança pública no Distrito Federal, que é a capital do país.

O quatro grupo de emendas se refere ao artigo 15 do projeto de lei, que criou uma forma complexa para garantir gastos extras ao governo em 2024. De acordo com o relator, Omar Aziz, o texto é dúbio e deverá ser revisto. Sobre o Fundo Constitucional do DF, o senador afirmou que "não tem intenção de prejudicar nenhum estado".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES