Arcabouço fiscal vai ser enviado ao Congresso na segunda, diz Simone Tebet

Tebet diz que serão feitos alguns ajustes na redação do texto.

Ministra Simone Tebet | Edu Andrade/Ascom MPO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei Complementar do novo arcabouço fiscal vai ser enviado ao Congresso Nacional na próxima segunda-feira, 17. A afirmação é da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone TebetO projeto tinha previsão de ser enviado até sexta-feira, 14.

Simone Tebet afirmou que os ministérios do Planejamento e da Fazenda aproveitarão o fim de semana para fazer os ajustes finais. "As mudanças finais são de redação e não vão interferir no mérito das medidas anunciadas no fim de março", disse a ministra, descartando que haja pendências em relação à nova regra fiscal.

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento (Edu Andrade/Ascom MPO)

Em razão do prazo que estipula envio do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) até 15 de abril de cada ano, o projeto será protocolado no Congresso na sexta-feira (14). 

De acordo com a ministra, o texto vai levar em conta a atual regra do teto de gastos de forma temporária. No entanto, será encaminhado um memorando com os parâmetros das futuras regras fiscais.

“Tivemos todo o cuidado de vincular a LDO aos novos parâmetros do arcabouço fiscal, se for aprovado pelo Congresso, mas estamos diante de uma LDO com números muito feios, à luz do teto de gastos. A única regra que temos hoje é o teto. Temos no mundo da política o arcabouço fiscal, mas no mundo jurídico temos o teto de gastos. Então, temos que entregar até o dia 15 a LDO sob a ótica do regramento vigente”, declarou Tebet.

Com o envio da LDO pelo teto de gastos até esta sexta, o texto temporário terá de reduzir a zero as despesas discricionárias, que não são obrigatórias e cortar gastos obrigatórios. 

Na semana passada, o ministro Fernando Haddad estimou o corte de despesas obrigatórias no próximo ano caso o teto de gastos seja mantido em R$ 30 bilhões. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES