Arthur Lira afirma que Câmara vai analisar cassação de Dallagnol

O presidente afirmou que a Corregedoria da Casa vai analisar o caso e o deputado apresentará sua defesa

Avalie a matéria:
Lira anuncia que Câmara seguirá procedimento em relação à cassação | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na noite desta quarta-feira (17) que a Corregedoria da Casa deverá analisar a perda de mandato do, agora ex-deputado federal, Deltan Dallagnol (Podemos-PR), decretada, por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite de terça-feira (16).

Durante a sessão da Câmara, na noite desta quarta, o presidente explicou que o Ato da Mesa 37/09 regulamenta os procedimentos legais em relação à cassação de parlamentares. “A Mesa seguirá o que determina esse ato: a Câmara tem que ser citada, a Mesa informará ao corregedor, o corregedor vai dar um prazo ao deputado, o deputado faz sua defesa e sucessivamente”.

Ao responder uma questão de ordem do deputado Maurício Marcon (Pode-RS), Arthur Lira afirmou que “o mandato deve ser cassado somente por esta Casa”. O mandato de Deltan Dallagnol foi cassado, na noite de terça-feira, por unanimidade, quando o TSE cassou o seu registro de candidatura nas últimas eleições. O ex-parlamentar ainda pode recorrer da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A Constituição garante aos deputados cassados pela Justiça Eleitoral o direito a ampla defesa dentro da Câmara dos Deputados. Conforme a Constituição, a perda de mandato será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação, assegurada a ampla defesa.

O Ato da Mesa assegura ao deputado alvo de representação prazo de cinco dias úteis para a manifestação. Quando a representação é fundamentada em ato da Justiça Eleitoral, cabe apenas ao corregedor tratar dos aspectos formais da decisão judicial.

Com informações da Agência Câmara



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES