Assembleia aprova mudanças no Estatuto dos Servidores do Piauí; confira

Entre as matérias aprovadas, destacam-se alterações no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Piauí, no Estatuto dos Policiais Militares e no Código de Ética e Disciplina dos Militares.

Deputados aprovam mudanças no estatuto dos servidores | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou uma série de projetos propostos pelo Governo do Estado, promovendo modificações significativas. Entre as matérias aprovadas, destacam-se alterações no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Piauí, no Estatuto dos Policiais Militares e no Código de Ética e Disciplina dos Militares.

O Projeto de Lei Complementar 07/23 foi um dos aprovados, trazendo mudanças nos estatutos para estipular que o Estado não mais custeará a remuneração do agente afastado para frequentar curso de formação, a menos que o curso seja requisito para provimento de outro cargo na administração pública do Piauí. A intenção é evitar o direcionamento de recursos públicos para esferas externas sem a possibilidade de compensação futura.

Outra medida aprovada, o Projeto de Lei Ordinária 84/23, revoga o § 4º do art. 2º do Código de Ética e Disciplina dos Militares, submetendo os militares reformados a esse código. Além disso, altera o art. 17 para considerar as condutas criminosas, tanto as previstas na legislação penal militar quanto as previstas na legislação comum, como transgressões disciplinares.

No âmbito da saúde, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei Ordinária do Governo 78/23, que modifica a lei que autoriza o repasse dos recursos recebidos pelo Estado, a título de assistência financeira complementar da União, aos profissionais de enfermagem. A matéria corrige a quantidade de horas da jornada utilizada como base para o cálculo do piso nacional.

Além desses, outros projetos também foram aprovados. O Projeto de Lei Ordinária 48/23 altera a lei relacionada a sanções administrativas diante da prática de discriminação em razão de orientação sexual, estabelecendo a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos como o órgão competente para a instauração do processo destinado à apuração da eventual discriminação.

Também merece destaque o Projeto de Lei Ordinária do Governo 59/23, que revisa a circunscrição territorial do município de Cocal dos Alves, acrescentando o texto: "ressalvada a área sub judice a ser definida pelo Supremo Tribunal Federal", devido à discussão em curso sobre os limites entre os estados do Piauí e do Ceará na Ação Cível Originária 1831/2011.

As propostas foram aprovadas pelas comissões técnicas da Assembleia, após um esforço concentrado dos deputados para limpar a pauta de votações antes do recesso parlamentar. Os projetos agora aguardam a sanção governamental para entrar em vigor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES