Assembleia aprova Voto de Louvor para projeto do Grupo Meio Norte

Projeto de 200 anos da Indepência do Piauí, elaborado e executado pelo Grupo Meio Norte, ganhou reconhecimento na Assembleia.

Deputado Fábio Novo destaca relevância do projeto | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo Meio Norte de Comunicação recebeu nesta quarta-feira, 27, Voto de Louvor na Assembleia Legislativa pelo projeto do Bicentenário da Independência do Piauí.

Segundo o deputado Fábio Novo, autor do requerimento, a iniciativa do Grupo Meio Norte é relevante para todo o país. "Estamos abrindo as comemorações de 200 anos de independência do Piauí e a TV Meio Norte teve a curiosidade de fazer uma série bem bacana, de ir a Portugal e visitar as cidades que são homônimos. Temos Campo Maior, Amarante, Porto, Oeiras, Jerumenha, entre outras cidades que existem no Piauí e em Portugal", disse.

A equipe da Rede Meio Norte, comandada pela jornalista Cinthia Lages, visitou essas cidades em Portugal, ouviu historiadores e, segundo o deputado, vai render um documentário. Todo o material colhido é transmitido pela emissora nos principais programas e as cidades homônimas do Piauí têm um momento especial, com a exibição de toda matéria relativa à cidade em praça pública.

"Esse projeto é muito importante para o momento em que estamos abrindo as comemorações de 200 anos da adesão do Piauí à independência do Brasil", disse, enfatizando que o Piauí foi um dos poucos estados em que houve uma batalha sangrenta em Campo Maior, onde hoje tem um monumento.

Deputado Fábio Novo foi autor do requerimento que pediu voto de louvor (Raissa Morais)

Piauí unificou o País

O deputado disse que o Piauí foi importante na unificação do País. Na justificativa do Voto de Louvor, o deputado disse que o Estado teve papel relevante no processo de independência. "Com a Batalha do Jenipapo, o conflito sangrento que trouxe à tona a resistência da população piauiense e sua capacidade de luta em nome do que acredita. Mas além da Batalha, ocorrida há 199 anos, a memória de algumas das nossas cidades está sendo contada através de uma série de reportagens realizadas pela Rede Meio Norte de Comunicação.

Para o deputado, O Projeto do Bicentenário da Independência traz entrevistas de historiadores, políticos, artistas e demais especialistas em Patrimônio e Turismo e abordam os aspectos que unem portugueses e piauienses. É um material produzido pela TV Meio Norte que estará disponível para uso em escolas e universidades.

O deputado João Madison considera o projeto importantíssimo. "O Grupo Meio Norte tem alcance em todo o Piauí e em vários estados da federação e tem projetos importantes, como esse que é realizado", disse destacando que a jornalista Cinthia Lages fez um trabalho louvável.

"Quero aqui em nome do presidente de honra, Paulo Guimarães, cumprimentar todos que fazem parte do grupo e dizer que nós, piauienses, nós sentimos orgulhosos de ter uma TV como a Meio Norte, o jornal é as rádios ", disse.

O deputado Evaldo Gomes disse que o projeto do grupo Meio Norte é oportuno, que entende o Estado, a Assessoria Legislativa", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES