Secretário Átila Lira vai rever demissão de professora no Piauí

Professora que pediu para aluno tirar a roupa no Piauí terá demissão reavaliada

Avalie a matéria:
Átila Lira falou sobre demissão de professora | Maurício Pokemon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Educação do Piauí, Átila Lira, disse que vai rever o caso da professora Wanda Pinheiro, demitida no dia 22 de agosto da Escola Estadual Ricardo Augusto Veloso, na cidade de Luís Correia, depois que pediu a um aluno do ensino fundamental que fosse modelo nu para uma aula que abordava a mitologia greco-romana. Os demais estudantes o desenhariam, como uma escultura.

Uma comissão já foi constituída para rever o processo, segundo o secretário, e ela pode ser readmitida.

- Recebemos muitos questionamentos de que a professora não teve um direito de defesa justo. Vamos ouvi-la e rever a sua demissão. Estamos tratando o caso com mais segurança e sem pressão - fala o secretário, também deputado federal pelo PSB.

A pressão a que ele se refere diz respeito à denúncia feita pelo Conselho Tutelar. Quando um dos alunos, que se ofereceu para ser o modelo, abaixou as calças, uma das colegas se mostrou indignada. Ela reclamou com a família e o caso foi parar no Conselho Tutelar. Uma sindicância foi aberta e a conclusão foi de que a professora cometeu falta grave, descumpriu o estatuto do servidor público e a lei complementar que regulamenta a educação no Estado.

Em entrevista ao Globo nesta semana, a professora disse que se sentiu traída pela direção da escola, onde lecionava desde 2003, que tinha conhecimento da atividade. Ela falou que nunca quis constranger os estudantes.

- Um professor que ensina artes sofre muito preconceito pelo estilo diferenciado de dar aulas - comenta Átila Lira.

A proposta era realizar um exercício de desenho de observação do corpo humano diante de um modelo vivo, argumentou a professora Wanda Pinheiro. Ao perguntar quem poderia mostrar o seu corpo, um aluno, considerado o mais participativo da sala da 7ª série, retirou a blusa e baixou a calça comprida até o joelho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES