Audiência trata sobre atraso na obra de alargamento de ponte em THE

Houve um atraso no cronograma por conta de uma grave falha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina vai realizar na próxima segunda-feira (24) uma audiência pública para tratar sobre a obra de alargamento da Ponte Juscelino Kubitschek, que liga as avenidas Frei Serafim e João XXIII. Com orçamento de pouco mais de R$ 20 milhões, a empreitada foi iniciada em 2013, e já deveria ter sido concluída. Porém, houve um atraso no cronograma por conta de uma grave falha no planejamento: as alças de acesso à ponte simplesmente não estavam previstas no projeto inicial. 

Com o intuito de cobrar uma solução para o problema, o vereador Antonio Aguiar (PROS) apresentou em julho um requerimento propondo a realização da audiência pública, que deve reunir representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Teresina, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, do Conselho Regional e Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI), dentre outras entidades da sociedade civil organizada. 

"A etapa inicial da obra foi realizada num prazo relativamente curto. Como toda grande intervenção urbana, ela gerou transtornos para a população, que serão devidamente compensados com os enormes benefícios que ela trará para a cidade. Por esse motivo, entendemos que a inauguração deve ocorrer o quanto antes. É incabível que uma obra tão importante permaneça paralisada por meses em função de questões meramente burocráticas", argumenta Aguiar.

A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans), responsável pelo alargamento da ponte, aguardava apenas o licenciamento ambiental para dar início ao procedimento licitatório por meio do qual será escolhida a empresa que fará as alças de acesso à ponte. O documento foi liberado em julho pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e ainda no mês passado o edital da licitação foi lançado pela Setrans. A expectativa da pasta é que, após a contratação, a empresa vencedora execute a parte final da obra num prazo de até seis meses.

Segundo o secretário de Transportes, Guilhermano Pires, o atraso na licitação foi provocado por impasses existentes entre o Governo do Estado e a Semam, sobretudo por conta da necessidade de remoção das árvores localizadas nos canteiros centrais das avenidas Frei Serafim e João XXIII, próximo à ponte.Para conseguir a licença, a secretaria estadual incluiu no projeto da obra a previsão de que as árvores removidas serão replantadas em outros pontos da cidade, como o Parque Lagoas do Norte. "Com esta audiência pública, nós queremos reunir mais ideias construtivas, que possam contribuir para que a ampliação da Ponte JK seja inaugurada o mais breve possível, e com o mínimo de impacto ambiental", argumenta Antonio Aguiar.

Com a finalização da obra, a ponte terá três pistas de rolamento e uma faixa exclusiva de ônibus no sentido Centro-Leste; uma faixa de pedestres no eixo central interligando as Avenidas Frei Serafim e João XXIII; mais três faixas no sentindo Leste-Centro e uma faixa exclusiva para ônibus nesse mesmo sentido (Leste-Centro), que vão contribuir para a mobilidade urbana da cidade proporcionando agilidade e maior segurança ao trânsito na zona central de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES