Áudios incluem coronel Élcio Franco no centro da trama golpista

Áudio revela que o Coronel Élcio Franco sabia da intenção golpista e ainda deu sugestões para mobilizar 1.500 homens.

Coronel Élcio Franco | Pedro França / Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi divulgado nesta segunda-feira, 8, pela CNN, novas mensagens de áudio que apontam que o coronel do Exército Elcio Franco, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde e assessor da Casa Civil, estava envolvido na trama golpista do dia 8 de janeiro. As investigações que levaram à prisão do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid, trouxeram à tona um diálogo em que militares aliados a Bolsonaro e ao ex-chefe da Casa Civil Walter Braga Neto tramavam um suposto plano de golpe de Estado.

Na conversa com o ex-major Ailton Barros, que está preso, o coronel Élcio Franco não só sabia da intenção do golpista, como deu sugestões e ideias de como mobilizar 1.500 homens para uma intentona golpista. Ele relatou o temor do então comandante do Exército de ser responsabilizado por uma eventual tentativa de golpe e na prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

De acordo com as conversas, Ailton e seu grupo pensaram até em suplantar a autoridade do então comandante Freire Gomes, usando o Batalhão de Operações Especiais do Exército. Essa documentação faz parte do inquérito que embasa a prisão do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid. Também embasa a prisão de Ailton Barros, ex-major que circulava pela cúpula do Palácio do Planalto.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) repercutiu a revelação dos áudios em que o coronel Elcio Franco, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde e assessor da Casa Civil, estava envolvido na trama golpista. "Tudo é muito grave! Homens de confiança, indicados por Bolsonaro atuando para destruir a democracia!", afirmou Lindbergh.

Nos diálogos, fica evidente que Ailton e seu grupo pensaram até em suplantar a autoridade do então comandante Freire Gomes, usando o Batalhão de Operações Especiais do Exército, segundo a CNN. Essa documentação faz parte do inquérito que embasa a prisão do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid. Também embasa a prisão de Ailton Barros, ex-major que circulava pela cúpula do Palácio do Planalto.

Em 14 de julho de 2002, Élcio Franco, o coronel da reserva do Exército Antônio Elcio Franco Filho passou a atuar na campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Ele era o responsável por ajudar a equipe a levantar números e entregas do governo para serem usados pela campanha para contrapor dados apresentados pelo ex-presidente Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES