Augusto Aras não contestará decisão de Toffoli contra Lava Jato

Conforme relatado por um interlocutor de Aras, ele e sua equipe não demonstrarão interesse em apelar ao Supremo.

Aras não contestará decisão de Toffoli contra Lava Jato | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os últimos momentos do mandato de Augusto Aras como procurador-geral da República (PGR) manterão a mesma postura anti-Lava Jato que ele adotou durante seus quatro anos à frente do Ministério Público Federal. Aras não apresentará objeções à decisão do ministro do STF Dias Toffoli, proferida em 6 de setembro, que invalidou as provas provenientes do acordo de leniência da Odebrecht firmado com o MPF em 2016.

Conforme relatado por um interlocutor de Aras, ele e sua equipe não demonstrarão interesse em apelar ao Supremo. Aras já expressou diversas críticas públicas à Operação Lava Jato e manterá sua postura até o término de seu mandato.

O chefe do Ministério Público Federal tem apenas mais 10 dias de mandato, que se encerra em 26 de setembro. Lula decidiu adiar a definição do próximo Procurador-Geral da República para após retornar de uma viagem aos Estados Unidos, marcada para o dia 21. Após quatro anos no cargo, Aras tem afirmado que não está buscando uma nova recondução. Seus planos incluem atuar como advogado e retomar suas atividades como professor.

Além de um mais revés para a Lava Jato, a decisão do ministro Dias Toffoli impôs uma possível ofensiva jurídica contra integrantes da força-tarefa. Toffoli ordenou que a Advocacia-Geral da União (AGU) apure a “responsabilização civil” dos danos de servidores públicos por “atos ilegais”. Outros órgãos federais devem fazer o mesmo, decidiu o magistrado, citando “agentes públicos que atuaram e praticaram os atos relacionados” ao acordo de leniência.

As provas que Toffoli anulou dizem respeito ao acordo da Odebrecht com o MPF, firmado em 2016 e validado no ano seguinte pelo então juiz Sergio Moro, hoje senador. No ano seguinte, em outra esfera, a empreiteira condenada na Lava Jato assinou outro acordo de leniência, desta vez com a AGU e a Controladoria-Geral da União (CGU). Por enquanto, este acordo segue em vigor. Técnicos da CGU analisam o material para identificar possíveis mudanças a partir da ordem do STF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES