Barack Obama amplia margem e tem dez pontos sobre McCain, aponta Gallup

Senador democrata por Illinois tinha margem de oito pontos percentuais, 51% a 43% de McCain

Barack Obama amplia margem e tem dez pontos sobre McCain, aponta Gallup | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O candidato democrata ? Casa Branca, Barack Obama, ampliou a lideran?a a dois dias da elei??o de 4 de novembro e tem dez pontos percentuais sobre o rival republicano, John McCain. Segundo a mais recente pesquisa do instituto Gallup, Obama tem 52% das inten?es de voto contra 42% de McCain.

Na pesquisa anterior, o senador democrata por Illinois tinha margem de oito pontos percentuais, 51% a 43% de McCain.

O instituto aponta ainda que os dois senadores tem mantido o desempenho relativamente est?vel nas pesquisas, mesmo diante de intensa agenda de campanha, propagandas na TV e cobertura da imprensa. Nas duas ?ltimas semanas, a porcentagem de Obama nas sondagens Gallup tem variado de 50% a 52%, enquanto o republicano McCain marca 41% a 43% da prefer?ncia dos eleitores registrados.

A pesquisa, realizada entre 29 e 31 de outubro, mostra ainda que 27% dos eleitores entrevistados j? votaram no processo de vota??o antecipada. A margem de eleitores que participaram do processo aumentou significativamente desde a pesquisa realizada entre 17 e 19 de outubro, quando apenas 7% dos entrevistados j? haviam declarado seu voto na elei??o presidencial.

E os eleitores antecipados, aponta o Gallup, favorecem o democrata Obama por uma margem um pouco maior do que o cen?rio geral.

A pesquisa Gallup consultou 2.847 eleitores registrados e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Moderado

O democrata tamb?m lidera, embora com margem menor, na pesquisa di?ria do Reuters/C-SPAN/Zogby, divulgada neste domingo. Segundo o instituto, Obama tem seis pontos percentuais sobre McCain, com 50% da prefer?ncia contra 40% do senador republicano.

O resultado mostra uma queda de um ponto percentual em rela??o ? s?bado. "Faltam dois dias antes da elei??o e, obviamente, qualquer coisa pode acontecer, mas ? dif?cil ver onde McCain pode ir daqui", disse o pesquisador John Zogby.

A sondagem do fim de semana mostra que ambos os candidatos parecem estar consolidando o apoio entre sues tradicionais eleitorados mulheres e independentes para Obama e eleitores mais velhos e conservadores para McCain.

O Zogby apontou tamb?m, assim como o Gallup, que Obama foi o mais beneficiado pelo processo de vota??o antecipada, com 56% contra 39% dos votos entre estes entrevistados. Este resultado pode ser explicado pela intensa campanha democrata para o registro de eleitores e para a mobiliza??o no processo de vota??o antecipada.

Obama, que pode se tornar o primeiro presidente negro do pa?s, tem ainda 93% de apoio entre o eleitorado negro e 65% entre os hisp?nicos.

Os candidatos nanicos, independente Ralph Nader e o libert?rio Bob Barr, receberam 2% e 1% das indica?es, respectivamente. Outros 2% permanecem indecisos.

A pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby foi realizada entre 29 e 31 de outubro, com 1.201 eleitores e tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES