Barbosa manda TJ-SP voltar a pagar subsídio de magistrado investigado

Desembargador deixou de receber benefício após abertura de investigação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, determinou que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) volte a pagar o subsídio integral ao desembargador Arthur Del Guércio Filho, afastado do cargo por suspeitas de venda de sentenças. A decisão de Barbosa, que acumula a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) com o comando do CNJ, foi tomada no último dia 4 de dezembro.

Del Guércio atuava na 15ª Câmara de Direito Público do TJ-SP até abril deste ano, quando foi afastado por decisão da cúpula do tribunal paulista. Depois, em maio, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou o afastamento. No STJ, o desembargador é alvo de investigação criminal.

O magistrado de São Paulo é suspeito de pedir dinheiro a uma advogada para julgar um caso no TJ-SP. Por meio de uma mensagem de texto de celular, Del Guércio teria pedido R$ 35 mil e depois R$ 19 mil. Ele nega as acusações.

No CNJ, Del Guércio responde desde agosto a um processo administrativo disciplinar, que pode levar a sua aposentadoria compulsória (situação em que o magistrado sai da função, mas continua a receber salário). Na ocasião, os conselheiros do CNJ também decidiram pelo afastamento do desembargador.

O magistrado paulista alegou em reclamação ao presidente do CNJ que, desde a abertura da investigação, o tribunal parou de pagar "abono variável" e "parcela autônoma de equivalência", usada como auxílio-moradia. Segundo Del Guércio, as verbas "enquandram-se no conceito de subsídio e, portanto, não podem ser excluídas".

Ao analisar o caso, Joaquim Barbosa afirmou que a resolução 135 do CNJ, que trata das regras para punição de juízes, "assegura o pagamento do subsídio integral ao magistrado afastado do cargo".

"Apenas a instauração do processo administrativo disciplinar não legitima a supressão de quaisquer verbas na remuneração dos magistrados", afirmou Barbosa, ao determinar que o TJ "restabeleça a remuneração [...] nos exatos moldes como era paga antes do seu afastamento".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES