Barroso fala em “equacionar” insegurança jurídica como presidente do STF

Barroso reconheceu a importância da segurança jurídica para criar um ambiente de negócios favorável e abordou tema durante palestra realizada hoje.

Ministro Roberto Barroso | Divulgação/Fides
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do STF, Roberto Barroso, expressou seu compromisso em abordar a insegurança jurídica enquanto estiver na presidência na Corte Suprema, que começa em 28 de setembro. Ele fez essa declaração durante a abertura da 38ª Conferência Hemisférica da Fides, no Rio de Janeiro, ocorrida nesta segunda-feira (25). Barroso reconheceu a importância da segurança jurídica para criar um ambiente de negócios favorável e destacou a excessiva judicialização em questões de saúde e tributação como preocupações cruciais.

“A segurança jurídica, evidentemente, é decisiva para que se crie um bom ambiente de negócios, e esse é um dos compromissos que o Supremo Tribunal Federal tem e eu mesmo vou me empenhar para aprofundar nesse período da minha gestão”, afirmou.

Além disso, Barroso mencionou a necessidade de abordar a litigiosidade nas relações trabalhistas, que envolvem cerca de 5 milhões de ações judiciais. “É um número excessivo, é um número expressivo e nós também precisamos equacionar as razões dessa litigiosidade trabalhista”, disse.

Ele também delineou uma lista de prioridades para sua gestão, incluindo o combate à pobreza, o desenvolvimento econômico-social sustentável, investimentos em educação básica, ciência e tecnologia, saneamento básico, habitação popular e o retorno do Brasil à liderança global em questões ambientais.

O ministro enfatizou a importância de enfrentar desigualdades injustas e a criminalidade, destacando o crescimento do crime organizado no Brasil. Ele também mencionou o restabelecimento da estabilidade democrática no país após alguns desafios recentes.

A abertura oficial da conferência contou com a presença de outras autoridades, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e líderes de organizações relacionadas ao setor de seguros.

A Conferência Hemisférica de Seguros é um evento realizado a cada dois anos pela Federação Interamericana das Empresas de Seguros e, em 2023, tem como tema central "Seguros para um mundo mais sustentável". É a terceira vez que o Rio de Janeiro sedia o evento, que reúne mais de 2.000 representantes de 300 empresas e 41 países. Palestrantes renomados, incluindo Tony Blair, Paul Krugman e Luis Alberto Moreno, estão entre os participantes, abordando questões relacionadas ao setor de seguros, previdência privada e capitalização. A conferência encerra com um jantar de gala na terça-feira.

Com informações do Poder 360.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES