Base de Lula terá a presidência e a relatoria da CPMI do 8 de Janeiro

O ex-presidente prestará depoimento à Polícia Federal na próxima quarta-feira 26 sobre o caso.

Base de Lula terá a presidência e a relatoria da CPMI do 8 de Janeiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou nesta quinta-feira 20 que partidos da base de apoio ao governo Lula ocuparão a presidência e a relatoria da futura CPMI sobre os atos golpistas de 8 de Janeiro. Segundo ele, os aliados da gestão federal terão maioria no colegiado.

“Essa história de o autor da CPMI ficar com relatoria ou presidência só [funciona] quando tem consenso. E nunca haveria consenso sobre o nome de André Fernandes“, disse Farias a CartaCapital. O deputado do PL do Ceará encabeça o requerimento pela instalação da CPMI.

Em 10 de abril, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por 60 dias as investigações contra Fernandes, que entrou na mira da Justiça pelo 8 de Janeiro devido a vídeos publicados em uma rede social a convocar “ato contra o governo Lula”.

Após a invasão promovida por bolsonaristas, André Fernandes chegou a postar a imagem da porta de um armário vandalizado no STF, com o nome de Moraes. A legenda dizia: “Quem rir vai preso”.

“Esse cara não pode ser presidente. A gente não vai abrir mão”, resumiu Lindbergh. O petista também classificou a CPMI como “um tiro no pé dos bolonaristas” e afirmou que a base aliada de Lula irá “atrás dos financiadores e dos autores intelectuais”.

Segundo Lindbergh, Jair Bolsonaro (PL) é o autor intelectual dos atos golpistas. O ex-presidente prestará depoimento à Polícia Federal na próxima quarta-feira 26 sobre o caso.

O deputado petista ainda estabelece como objetivo convocar o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, preso preventivamente desde janeiro sob suspeita de omissão nos ataques às sedes dos Três Poderes.

“A gente vai para a ofensiva política, porque a verdade está do nosso lado. Foram eles, bolsonaristas, que praticaram aqueles crimes”, avalia Lindbergh Farias. “Vai sair deputado cassado daqui porque ajudou a organizar aqueles movimentos.”

O cenário se alterou, porém, com a demissão de Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional, após a divulgação de um conjunto de novas imagens sobre os ataques.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES