Batalha do Jenipapo pode virar feriado no Piauí

A proposta foi apresentada ao parlamentar por membros da Academia Campomaiorense de Artes e Letras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Antonio F?lix (PPS) pretende apresentar, nesta semana, no Plen?rio da Assembl?ia Legislativa projeto de lei que transforma o feriado municipal da cidade de Campo Maior, de 13 de mar?o, referente ao anivers?rio da Batalha do Jenipapo, em feriado estadual.

A proposta foi apresentada ao parlamentar por membros da Academia Campomaiorense de Artes e Letras. Na justificativa, diz tratar-se da ??nica batalha sangrenta da hist?ria da Conquista da Independ?ncia do Brasil, proclamada por D. Pedro I no dia 07 de setembro de 1822?.

O documento elaborado pelos integrantes da Academia ? assinado pelo presidente Jo?o Alves Filho. Escritores campomaiorenses como Abdias Neves e Monsenhor Chaves reconhecem a Batalha do Jenipapo como fato hist?rico na luta pela Independ?ncia do Brasil.

?Foi uma luta dos vaqueiros e outras pessoas humildes, desarmados que lutaram at? a morte contra canh?es de soldados experientes?, afirmam ainda os acad?micos. Ap?s a leitura na Ordem do Dia no plen?rio da Assembl?ia Legislativa, a mat?ria ser? discutida, do ponto de vista de sua constitucionalidade na Comiss?o de Constitui??o e Justi?a.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES