Bate-boca entre PT e PSDB antecipa clima eleitoral

Dilma provocou os tucanos, que responderam ao ataque chamando a ministra de mentirosa

Clima eleitoral esquenta | Reprodução/R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A disputa eleitoral que vai escolher o novo presidente do Brasil este ano começou com quase seis meses de antecedência. O PT foi o primeiro a subir no ringue e chamar o PSDB para a briga. Os tucanos responderam à altura e o início do embate entre os dois partidos antecipou uma disputa que só deve acabar no fim de outubro, quando o país vai conhecer o novo presidente da República.

Na última terça-feira, a pré-candidata petista à Presidência da República, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), aproveitou uma declaração do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e acusou o tucanato de tentar acabar com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Em entrevista à revista Veja, Guerra chama o programa do governo de eleitoreiro e ameaça acabar com ele. A tática petista de antecipar o debate eleitoral elegendo o PSDB como seu arqui-inimigo foi logo aceita pelos rivais, que no dia seguinte retribuíram as farpas da ministra e divulgaram uma nota oficial rebatendo o PT.

Os petistas, então, escalaram o senador Aloísio Mercadante (SP) e seu presidente nacional, Ricardo Berzoini, para comparar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A resposta do PSDB foi furiosa. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), divulgou uma nota oficial em que chama Dilma de mentirosa: "Dilma Rousseff mente. Mentiu no passado sobre seu currículo e mente hoje sobre seus adversários", diz a nota.

O texto lembra até de um suposto dossiê feito pela ministra para atacar a primeira-dama Ruth Cardoso, morta em 2008.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB) ? provável candidato tucano à presidência ? quebrou o silêncio para dizer que não participaria da ?baixaria? iniciada com o bate-boca.

Enquanto Serra evita o confronto escalando os caciques tucanos para responder o PT, Berzoini escancara a tática governista: ?Esperamos que a oposição não se acovarde?, diz ele em uma nota oficial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES