Bolsonaristas se reúnem com deputado acusado de desvios para botox e OnlyFans

Comitiva foi liderada por Eduardo Bolsonaro e o primeiro encontro foi com o republicado George Santos, que enfrenta 23 acusações criminais.

Comitiva bolsonarista nos EUA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma comitiva de políticos bolsonaristas, liderada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, esteve em Washington, nos Estados Unidos, com o objetivo declarado de divulgar o que chamam de "ataques à democracia e à liberdade de expressão" no Brasil. Apesar da finalidade de mostrar a situação brasileira aos políticos americanos, o primeiro encontro foi com o republicano George Santos, deputado que enfrenta 23 acusações criminais, incluindo desvio de fundos de campanha para fins questionáveis.

O Comitê de Ética da Câmara dos EUA divulgou um relatório, no dia seguinte ao encontro, em que mostra evidências de desvio de fundos por Santos, inclusive para aplicação de botox e gastos em um site de conteúdo erótico. Santos, que já enfrentou pedidos de cassação por colegas de partido, ganhou notoriedade após o New York Times revelar inconsistências em seu currículo. Nesta quinta-feira, ele anunciou que não buscará a reeleição.

Além de Eduardo Bolsonaro, a delegação incluiu os senadores Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL-ES) Eduardo Girão (Novo-CE), e os deputados Alexandre Ramagem (PL-RJ), Gustavo Gayer (PL-GO), Altineu Cortes (PL-RJ), Capitão Alberto Neto (PL-AM), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Julia Zanatta (PL-SC). O influenciador bolsonarista Paulo Figueiredo, neto do último presidente da ditadura militar, João Figueiredo, também acompanhou o grupo.

Durante a visita, o grupo teve reuniões com políticos americanos, incluindo a deputada conservadora Marjorie Taylor Greene, conhecida por apoiar teorias da conspiração, o deputado Chris Smith, defensor de Israel e oponente do direito ao aborto, e o líder da maioria na Câmara, o republicano Steve Scalise.

O objetivo das conversas foi apresentar a "realidade do que vem acontecendo no Brasil em termos de censura, liberdade de expressão, de imprensa e imunidade parlamentar para nossas contrapartes nos Estados Unidos", segundo Eduardo Bolsonaro. O grupo trouxe uma carta endereçada a congressistas americanos, alegando abusos de liberdade de expressão e imprensa, perseguição política e violação do sistema acusatório no Brasil.

Além das reuniões no Capitólio, a comitiva se dividiu em encontros com o think tank conservador Heritage Foundation e a Comissão Inter-Americana de Direitos Humanos (CIDH). Na CIDH, o grupo se encontrou com o relator especial para Liberdade de Expressão, Pedro Vaca Villarreal, e técnicos do secretariado executivo da comissão. O nível da discussão foi relatado como tenso, com a comitiva mencionando alegadas violações da liberdade de expressão no Brasil, enquanto a CIDH afirmou não poder repassar informações sobre casos em tramitação a terceiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES