Bolsonaro denuncia Marinor Brito a conselho de ética por ofensa

O presidente do Conselho de Ética do Senado João Alberto Souza (PMDB-MA) tem cinco dias, a partir desta quinta-feira, para analisar e se pronunciar.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) apresentou denúncia contra a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) no Conselho de Ética do Senado ontem (13). O congressista pede à Casa que a parlamentar se explique por tê-lo ofendido, por tê-lo chamado de pedófilo e corrupto, em entrevista à televisão. Bolsonaro afirma que houve falta de decoro parlamentar por parte da senadora.

O presidente do Conselho de Ética do Senado João Alberto Souza (PMDB-MA) tem cinco dias, a partir desta quinta-feira, para analisar e se pronunciar sobre a denúncia.

O deputado alega ainda que Marinor o teria agredido em sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado, no dia 12 de maio, quando estava sendo discutido o Projeto de Lei que criminaliza a homofobia.

Na ocasião, após a retirada do projeto que criminaliza a homofobia da pauta de votação, enquanto a relatora da proposta, Marta Suplicy (PT-SP), concedia entrevista à imprensa, Bolsonaro exibiu um panfleto contra a ampliação dos direitos dos homossexuais, o que irritou Marinor, que chegou a bater na mão do deputado.

Marinor tentou impedir que Bolsonaro exibisse o panfleto e o chamou de homofóbico, o que resultou em discussão.

Anteriormente, Marinor entrou com representação na Câmara contra o deputado, acusando-o de racista, mas o conselho de ética da casa arquivou o processo ontem.

Segundo o Conselho de Ética do Senado, uma representação pode levar à perda de mandato e tem de ser feita por um partido político. Já uma denúncia, poder ser feita por qualquer cidadão comum, mas não gera a perda do cargo.

A representação contra Bolsonaro dizia que ele foi racista ao responder uma pergunta feita pela cantora Preta Gil, durante o programa "CQC", da TV Band, em março passado.

Ao ser questionado qual seria a reação dele se seu filho se apaixonasse por uma negra, o parlamentar respondeu: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES