Bolsonaro diz nunca ter determinado a inclusão de dados em seu cartão

Bolsonaro prestou o mais longo depoimento na tarde desta terça-feira, 16

Ex-presidente chega à sede da PF | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No mais longo depoimento prestado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro à Polícia Federal, nesta terça-feira, 16, ele afirmou que nunca determinou e nem soube da inclusão de dados falsos no ConecteSUS e declarou que não teria motivos para fazer isso.  Bolsonaro prestou dempoimento de 3 horas, na sede da PF, em Brasília (DF), com resposta a 60 perguntas, onde falou sobre a suposta falsificação nos cartões de vacinação dele, da filha, de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, e de pessoas próximas.

Após a conclusão do depoimento e revisão por sua equipe de defesa, Bolsonaro deixou a PF sem falar com a imprensa. Seus advogados também evitaram os jornalistas, alegando a necessidade de pegar um voo. Durante o depoimento, Bolsonaro apresentou sua versão dos fatos em relação ao caso investigado pela Operação VenireA Polícia Federal está investigando Bolsonaro e outras 15 pessoas por infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

No depoimento, Bolsonaro alegou que Mauro Cid tinha acesso ao seu celular e mexia no aparelho sem permissão. Se questionado se sabia da falsificação, Bolsonaro afirmaria que não tinha conhecimento e foi pego de surpresa. No entanto, essas alegações entram em conflito com as diligências realizadas pela Polícia Federal.

Quando a documentação que embasou a prisão de aliados de Bolsonaro, como Mauro Cid, foi liberada por Moraes, foi revelado que o usuário de Bolsonaro no aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, emitiu pelo menos quatro certificados de vacinação contra a Covid-19 que seriam do ex-presidente, sendo que três desses certificados foram emitidos em 22, 27 e 30 de dezembro de 2022, antes de Bolsonaro viajar para Orlando, Estados Unidos. 

Após o dia 30, o e-mail foi modificado, transferindo o controle para Marcelo Costa Câmara, assessor especial do ex-presidente. Os cartões de vacinação foram posteriormente apagados. Espera-se que a defesa de Bolsonaro insista no argumento de que ele não tinha conhecimento do suposto esquema de falsificação nos cartões de vacinação e aponte Mauro Cid como responsável pelas fraudes.

Para a Polícia Federal, o ex-presidente sabia do esquema. “Jair Bolsonaro, Mauro Cid e, possivelmente, Marcelo Câmara tinham plena ciência da inserção fraudulenta dos dados de vacinação, se quedando inertes em relação a tais fatos até o presente momento”, diz a PF. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES