Bolsonaro é denunciado em Haia por destruir Amazônia

Essa é a sexta denúncia contra Bolsonaro que chega ao Tribunal Penal Internacional

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entidades ambientalistas, cientistas e ex-juízes levam nesta terça-feira uma denúncia ao Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente Jair Bolsonaro, por crimes contra a humanidade.

Essa é a sexta denúncia contra Bolsonaro que chega ao TPI. Esta iniciativa é liderada pelo grupo All Rise, que nesta terça-feira apresenta o caso à procuradoria da corte, com sede em Haia.

Bolsonaro é acusado de crime contra a humanidade (Foto: Marcos Corrêa/PR/Fotos Públicas)

Mas a primeira a tratar especificamente de sua política ambiental. O processo é longo e, numa primeira etapa, cabe à procuradoria avaliar se a denúncia é válida, antes de abrir um processo preliminar de investigação.

Com 300 páginas, das quais 200 delas são de argumentos legais e cem outras com dados científicos, os autores insistem que não se trata de uma iniciativa política.

A queixa ainda ocorre uma semana depois que, na ONU, o governo brasileiro agiu para enfraquecer uma resolução que declarou o meio ambiente saudável como um direito humano. O Itamaraty esperava incluir no texto uma declaração explícita sobre a soberania sobre os recursos naturais.

Agora, em Haia, a esperança dos autores da queixa é de que o TPI abra um processo, o que significaria "um precedente que acabe com a impunidade para predadores ambientais".

"No caso histórico 'Planeta vs. Bolsonaro', a entidade alega que as ações de Bolsonaro e seu governo são um ataque amplo e sistemático à Amazônia, suas dependências e seus defensores, e que resultam não só na perseguição, assassinato e sofrimento desumano de milhões de pessoas na região, mas também no mundo inteiro", apontam.

Cúpula do Clima

O caso é apresentado às vésperas da cúpula do Clima, em Glasgow, onde o Brasil será colocado sob pressão pela comunidade internacional para dar garantias de que adotará medidas para reduzir emissões e o desmatamento.

O argumento dos autores da queixa, porém, é de que as ações de Bolsonaro não se limitam a criar problemas para os brasileiros.

"A destruição do bioma amazônico afeta a todos nós. Apresentamos na nossa queixa evidências que mostram como as ações de Bolsonaro estão diretamente ligadas aos impactos negativos da mudança climática em todo o mundo", explicou o fundador da All Rise, Johannes Wesemann.

No caso da Justiça Brasileira, não há uma lei que permita punir uma pessoa por crime contra a humanidade, apesar de o estado brasileiro ter ratificado o Tratado de Roma, que criou o Tribunal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES