Bolsonaro recebe multa do Ibama por importunação a baleia

A legislação brasileira proíbe a pesca e o “molestamento intencional” de baleias nas áreas litorâneas, estipulando pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa.

Bolsonaro | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou ter sido multado em R$ 2,5 mil pelo Ibama por importunação a uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, em junho de 2023.

A multa foi emitida em 1º de abril, três dias após a Polícia Federal (PF) concluir seu inquérito sobre o incidente, no qual não recomendou o indiciamento do ex-presidente.

De acordo com o auto de infração, Bolsonaro teria molestado "de forma intencional espécime de cetáceo em águas jurisdicionais brasileiras".

O ex-presidente tem 20 dias para apresentar sua defesa contra o auto de infração ou aderir a uma das soluções legais para encerrar o processo.

Em suas redes sociais, Bolsonaro compartilhou a multa e denunciou uma "perseguição sem fim".

O delegado responsável pela investigação na PF, Breno Adami Zandonadi, afirmou que, embora as condutas investigadas tenham sido consideradas inadequadas, as provas não demonstraram um "molestamento intencional" conforme previsto na legislação.

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público Federal, que decidirá se há elementos para oferecer denúncia ou se solicitará mais diligências.

A investigação durou cinco meses e foi iniciada após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, no qual Bolsonaro aparece em um jet ski próximo ao animal.

A legislação brasileira proíbe a pesca e o "molestamento intencional" de baleias nas áreas litorâneas, estipulando pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES