“Bolsonaro teve a fineza de não sujar” diz Chico Buarque ao receber Prêmio

Cantor e escritor recebeu a honraria nesta segunda-feira (24), quatro anos depois de ter ganhado o prêmio.

"Bolsonaro teve a fineza de não sujar" diz Chico Buarque ao receber Prêmio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O renomado artista Chico Buarque, de 78 anos, que é cantor, compositor e escritor, foi agraciado com o Prêmio Camões, a mais importante distinção na literatura de língua portuguesa. A cerimônia de premiação aconteceu em Sintra, Portugal, nesta segunda-feira (24).

Chico recebeu o prêmio quatro anos após tê-lo conquistado em 2019. A demora na entrega foi devido à negativa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em assinar a documentação necessária para a entrega do diploma ao artista.

"Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio Camões, deixando espaço para a assinatura do nosso presidente Lula", afirmou o cantor.

"Recebo esse prêmio menos como honraria pessoal e mais como desagravo a tantos autores e artistas humilhados e ofendidos nesses últimos anos de estupidez e obscurantismo."

Em seu discurso, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, comparou o artista brasileiro a Bob Dylan, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2016. Segundo ele, Dylan é celebrado, mas sua obra é principalmente musical. Já Chico Buarque, além da música, também fez obras elogiadas na literatura e no teatro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também discursou. "Hoje, para mim, é uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos. Digo isso porque esse prêmio deveria ter sido entregue em 2019 e não foi. Todos nós sabemos por quê", declarou Lula.

Chico lançou seu primeiro livro de ficção, "Fazenda Modelo", em 1974. Três anos mais tarde, publicou o livro infantil "Chapeuzinho Amarelo". O primeiro romance, "Estorvo", foi lançado em 1991. Ele também escreveu "Benjamin", em 1995. Nos anos 2000, o artista lançou "Budapeste" (2003) e "Leite derramado" (2009). Seu último romance foi "Irmão Alemão", de 2014.

Prêmio Camões

O prêmio Camões é uma parceria entre os governos de Portugal e do Brasil, criado em 1988. A premiação é considerada a mais importante da língua portuguesa. Entre os brasileiros que já foram laureados, estão Raduan Nassar (2016), Ferreira Gullar (2010), Lygia Fagundes Telles (2005) e Jorge Amado (1994).

O escritor homenageado recebe 100 mil euros (R$ 555 mil), sendo metade desse valor subsidiado pela Fundação Biblioteca Nacional, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, e a outra metade é paga pelo governo português.

Além de Chico Buarque, ainda devem receber o prêmio o escritor português Vitor Manuel de Aguiar e Silva (escolhido em 2020), a moçambicana Paulina Chiziane (2021) e o brasileiro Silviano Santiago (2022).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES