Brasil acompanhará medidas de Obama com “extrema atenção”

Em Blog do Planalto, porta-voz disse que anúncio “é um primeiro passo”.

Brasil acompanhará medidas de Obama com "extrema atenção" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, declarou em nota publicada neste domingo (19) pelo Blog do Planalto que o governo brasileiro vai acompanahar com "extrema atenção" as consequências práticas do anúncio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de limitar o sistema de espionagem das agências de inteligência norte-americanas.

Em discurso nesta sexta (17), Obama informou que irá promover uma série de reformas nos programas de inteligência dos EUA, após o caso dos vazamentos feitos pelo ex-consultor Edward Snowden, que revelou, por exemplo, monitoramento de chefes de Estado estrangeiros, incluindo a presidente Dilma Rousseff.

Na declaração, Traumann disse que o governo brasileiro analisou "detidamente" o anúncio de Obama. "É um primeiro passo. O governo brasileiro irá acompanhar com extrema atenção os desdobramentos práticos do discurso", disse o porta-voz.

É a primeira manifestação do governo brasileiro acerca do discurso de Obama, que disse que as agências de inteligência vão interromper a prática de espionar as comunicações de dezenas de líderes internacionais considerados "amigos e aliados" dos EUA.

"Deixamos claro à comunidade de inteligência que, ao menos que exista um urgente propósito de segurança nacional, não vamos monitorar as comunicações de chefes de Estado e de governo entre nossos mais próximos amigos e aliados", disse em discurso no Departamento de Justiça, em Washington.

No entanto, Obama afirmou que a inteligência americana vai continuar coletando informações sobre as "intenções" de outros governos, e os EUA não vão "pedir desculpas" pelo fato de sua inteligência ser mais eficiente.

O Brasil foi um dos países a reagir com veemência às revelações de que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) monitorava as comunicações de cidadãos e autoridades fora dos EUA. Em setembro, o programa Fantástico revelou documentos "ultrassecretos" que mostravam que a presidente Dilma Rousseff no alvo da NSA.

Semanas depois, Dilma usou seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, para condenar a postura de Washington. Em novembro, juntamente com a Alemanha, o Brasil apresentou uma proposta nas Nações Unidas com regras para garantir o "direito à privacidade" na era digital. Em dezembro, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos 193 países-membros da organização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES