Brasil bate recorde com quatro armas de CACs roubadas ou furtadas por dia

Descobriu-se que o CAC havia mentido para encobrir a venda ilegal de armamentos para o tráfico de drogas.

Brasil bate recorde com quatro armas de CACs roubadas ou furtadas por dia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 25 de junho, um homem com registro de CAC (colecionadores, atiradores desportivos e caçadores) em Londrina, no Paraná, relatou à polícia ter sido vítima de um assaltante armado, que supostamente roubou duas pistolas e um fuzil adquiridos legalmente com autorização do Exército. Entretanto, ao investigar o caso, a polícia não encontrou evidências do assalto.

Descobriu-se que o CAC havia mentido para encobrir a venda ilegal de armamentos para o tráfico de drogas. Ao realizar buscas na residência do indivíduo, que agora enfrenta acusações de associação criminosa, comunicação falsa de crime e venda ilegal de arma de fogo, as autoridades apreenderam um total de 18 armas.

O caso no Sul do país exemplifica uma prática que, segundo autoridades policiais e especialistas em segurança pública, tem se tornado frequente: armas compradas legalmente por CACs vão parar nas mãos de bandidos. Números obtidos pelo GLOBO mostram que a quantidade de artefatos roubados, furtados ou perdidos da categoria atingiu em 2023 um patamar recorde em relação aos últimos anos, com uma média de 126 ocorrências por mês, o equivalente a quatro a cada dia.

Foram registradas 1.259 ocorrências do tipo entre janeiro e outubro. O número é próximo das 1.368 armas roubadas, furtadas ou extraviadas ao longo de todo o ano passado — média de 114 por mês —, quando já havia sido recorde.

Procurado, o Exército afirmou não ser responsável por investigações de furto ou roubo de armas de CAC, porque a fiscalização de produtos controlados cabe à “polícia administrativa” (como a PM ou a Polícia Rodoviária Federal). “O Exército Brasileiro tem atendido, em todas as oportunidades, as demandas de informações provenientes das Forças de Segurança Pública, sempre no intuito de colaborar exaustivamente para o esgotamento das investigações”, diz a nota da corporação.

O aumento de casos nos últimos anos ocorreu na esteira da flexibilização das regras para CACs terem acesso armas. No governo Jair Bolsonaro, houve uma série de decretos que abrandaram exigências e aumentaram a quantidade de artefatos e munições que cada um poderia comprar.

Entre 2019 e 2022, 5.014 armas foram furtadas, roubadas ou extraviadas desses caçadores, atiradores e colecionadores — um crescimento de 85% na comparação com os cinco anos anteriores, quando a política de incentivo ao porte de armas de Bolsonaro ainda não havia sido adotada.

Até 2017, o número de armas roubadas ou perdidas de CACs ficava num patamar abaixo de 600 por ano. A partir de 2018, o índice começou a crescer, atingindo o ápice em 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES