Brasil é escolhido para sediar e presidir conferência da Cepal em 2025

A decisão foi tomada após a apresentação da candidatura brasileira pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias

Brasil é escolhido para sediar e presidir conferência da Cepal em 2025 | Reprodução/Ascom/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil foi selecionado para sediar a próxima conferência da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), agendada para o ano de 2025. Além disso, no mesmo ano, o país assumirá a presidência da entidade.

A decisão foi tomada após a apresentação da candidatura brasileira pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que esteve em Santiago, no Chile, para participar da Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe, promovida pela Cepal.

Conforme relatos de assessores que estiveram com o ministro Wellington Dias durante a viagem, a candidatura do Brasil foi recebida com entusiasmo por todos os presentes na conferência e não enfrentou objeções ou concorrência. O secretário-executivo da comissão, José Manuel Salazar-Xirinachs, inclusive agradeceu pessoalmente ao ministro Dias pela oferta de sediar a conferência e assumir a presidência da Cepal em 2025.

"O Brasil esteve afastado desses debates, e agora queremos voltar a contribuir", afirma o ministro à coluna. "A nossa proposta foi aceita pelos países, e a partir de hoje estaremos já apoiando a atual presidência do Chile na mesa diretora, com a construção de propostas para que o desenvolvimento social tenha uma institucionalidade forte em toda a região", continua.

Conforme destacado pelo ministro do Desenvolvimento Social, a conferência da Cepal desempenha um papel crucial ao possibilitar a cooperação entre ministérios de países vizinhos em questões sociais.

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) foi fundada em 1948, com o propósito de conduzir pesquisas e colaborar com o desenvolvimento econômico dos países da América Latina. Destacam-se entre seus principais pensadores o economista argentino Raúl Prebisch e o ex-presidente brasileiro e sociólogo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Atualmente, a presidência da Cepal está sob a liderança do Chile, o país anfitrião do encontro deste ano.

Durante seu discurso em Santiago, na terça-feira (3), durante a sessão da conferência da Cepal, o ministro Wellington Dias propôs a implementação da aliança global contra a fome e a pobreza, apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cúpula do G20, no continente e nas nações vizinhas.

O pacto poderia envolver, por exemplo, um acordo entre credores de países ricos e Estados em desenvolvimento para que o pagamento de dívidas pudesse ser revertido em investimentos nas áreas social, educacional, sustentável, da saúde e também de infraestrutura.

"Se essa aliança contra a fome e a pobreza for possível, ela deverá muito à experiência acumulada da América Latina e do Caribe no desenvolvimento social. Nossa região é um celeiro de boas ideias e de boas experiências nessas áreas, mesmo com recursos limitados", afirmou Dias.

O ministro ainda falou aos presentes sobre iniciativas de sua pasta, como o Novo Bolsa Família, o Brasil Sem Fome e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social. Disse, ainda, que a democracia no país triunfou apesar de um "importante retrocesso político que comprometeu políticas e programas sociais estabelecidos" nos últimos anos, em referência ao governo de Jair Bolsonaro (PL).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES