Brasil e Portugal assinam acordo para fabricação do avião Super Tucano

. A Embraer investiu US$ 500 milhões em Portugal, na OGMA e em duas fábricas no Parque Industrial de Évora.

Embraer assinou acordo com várias empresas portuguesas | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Embraer assinou memorando de entendimento, nesta segunda-feira, 24, com várias empresas aeroespaciais portuguesas para o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal e fabricação da aeronave Super Tucano. A cerimônia ocorreu nas instalações da empresa OGMA, em Lisboa, e contou com a presença do primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

O acordo foi assinado com as empresas OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação (ETI) e GMVIS Skysof. A Embraer destacou o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N.

O objetivo do desenvolvimento desta aeronave é atender às necessidades dos países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan), da qual Portugal faz parte. A Embraer investiu US$ 500 milhões em Portugal, na OGMA e em duas fábricas no Parque Industrial de Évora. Um contrato entre a Embraer e o governo português prevê a entrega de cinco aeronaves KC-390 à Força Aérea Portuguesa, a partir de 2023, pelo valor de 872 milhões de euros.

“Estão incluídos neste contexto os processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com o intuito de ampliar e aumentar as relações comerciais de longo prazo entre as empresas durante as fases de desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave A-29N”, explicou a Embraer, em comunicado, destacando o potencial da aeronave no mercado internacional.

presidente Lula também participou de um fórum empresarial realizado no CEiiA, em Matosinhos, região da cidade do Porto. A instituição colaborou com a Embraer no projeto do avião cargueiro KC-390 e mantém parcerias com diversas empresas e entidades brasileiras ligadas à tecnologia e inovação no Brasil.

A viagem de parte da comitiva presidencial entre Matosinhos e Lisboa ocorreu a bordo de um KC-390, conduzido pelo comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do Ar, Marcelo Damasceno.

“Voei com o primeiro ministro de Portugal, António Costa,no KC-390, cargueiro da Força Aérea portuguesa, produzido em parceria entre a OGMA e a brasileira Embraer. Exemplo de parceria industrial entre nossos países”, escreveu Lula, em publicação nas redes sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES