Brasil oficializa candidato para cargo de diretor-geral da FAO

Indicado por Lula, José Graziano da Silva foi oficializado por Dilma.

O ex-ministro José Graziano. | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo oficializou nesta sexta (21) a candidatura do ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome José Graziano da Silva para diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) durante o período 2012-2015, informou o Itamaraty.

A eleição do novo diretor-geral da FAO ocorrerá em Roma, entre 25 de junho e 2 de julho, durante a 37ª sessão da conferência da organização. O atual diretor-geral da FAO é o senegalês Jacques Diouf.

O anúncio da candidatura de Graziano havia sido feito em novembro, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Agora, o governo Dilma Rousseff enviou à FAO a documentação necessária para oficializar a candidatura.

De acordo com nota do Itamaraty, "a candidatura sobressai diante do êxito do Brasil no domínio agrícola em suas várias vertentes, desde a produção e a pesquisa e, sobretudo, no combate à fome, na promoção da segurança alimentar e do desenvolvimento com inclusão social".

Desde 2006, Graziano, de 61 anos, é subdiretor-Geral da FAO e representante regional para América Latina e Caribe. Em 2001, ele coordenou a elaboração do Programa Fome Zero e, no primeiro mandato do presidente Lula, foi nomeado ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome.

O ex-ministro é formado em agronomia, mestre em economia e sociologia rural pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez dois pós-doutorados: sobre estudos latino-americanos, pela University College de Londres, e sobre estudos ambientais, pela Universidade de Califórnia, Santa Cruz (EUA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES