Brasil pode receber 1 milhão de doses da Pfizer ainda em abril

Senado, Câmara e Ministério da Saúde anunciam a antecipação de 1 milhão de doses da Pfizer

Vacina da Pfizer | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diversas ações de combate à Covid-19 foram anunciadas por representantes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Ministério da Saúde. A principal delas a antecipação do recebimento de doses da Pfizer para ampliar a vacinação dos brasileiros. 

Conforme o anunciado, cerca de 15,5 milhões de doses devem chegar a partir deste mês de abril, com previsão de que 1 milhão de doses já esteja no País no final deste mês. A previsão anterior do governo era de 14 milhões de doses até junho.

Brasil pode receber 1 milhão de doses da Pfizer neste mês

Em agosto passado, o governo federal recusou acordo com a farmacêutica para receber 70 milhões de doses, que já poderiam estar sendo aplicadas desde dezembro do ano passado. No início deste ano, o Executivo acabou fechando contrato para o fornecimento de 100 milhões de doses. Entretanto, a maioria dessas doses está prevista para chegar apenas no segundo semestre.

Participaram da segunda reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Pandemia o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG); e o deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), representando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O deputado Teixeira Jr., atual presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, disse que somente a vacinação pode fazer o Brasil superar esse momento..

Teixeira Jr. anunciou que a Câmara deve votar na próxima semana projeto que cria a carteira da vacinação on-line. A proposta vai permitir que haja transparência na informação sobre o número de doses enviadas e o número de vacinas aplicadas nos estados e municípios.

Ampliação da vacinação

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, voltou a defender a compra de vacinas por empresas privadas para ampliar a vacinação no País e lembrou que o Brasil já garantiu 520 milhões de doses e ainda aguarda o contrato com outros laboratórios para a imunização em massa da população. 

Kit intubação

O ministro Marcelo Queiroga informou que o governo está atento à falta nos hospitais do chamado “kit intubação”, medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares usados nos pacientes intubados. 

Segundo o ministro, em dez dias o estoque desses medicamentos já estará regulado. Queiroga também anunciou que será feito um pregão internacional para a compra do kit.

Queiroga também anunciou a criação da Secretaria Extraordinária de Combate à Pandemia para concentrar esforços do Executivo para superação da crise sanitária. O órgão será comandado por Franciele Fontana, responsável pelo Plano Nacional de Imunização no Ministério da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES