Brasil recebe ministros das Relações Exteriores do G20 em meio a crise

Como presidente temporário do grupo, o Brasil escolheu os temas prioritários para serem discutidos ao longo do ano

Brasil recebe ministros das Relações Exteriores do G20 em meio a crise | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (21), o Brasil recebe em meio a uma crise com Israel os ministros de Relações Exteriores dos países do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo. O evento se estende até quinta-feira (22) no Rio de Janeiro. O foco principal, segundo o Itamaraty, será a reforma de organismos multilaterais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU). Outros temas em pauta incluem o combate à fome e a transição energética, proporcionando uma prévia da cúpula que contará com a participação dos líderes do G20, programada para os dias 18 e 19 de novembro, também no Rio.

Entre os participantes do evento desta quarta-feira estarão Anthony Blinken, secretário de Estado do governo Joe Biden, dos Estados Unidos, e Sergei Lavrov, da Rússia. Em uma declaração na quarta-feira (20), a Casa Branca responsabilizou a Rússia pela morte de Alexei Navalny, líder da oposição falecido na sexta-feira (16) em uma prisão na Sibéria.

Blinken tem um encontro agendado com o presidente Lula e, após a reunião do G20, irá a Buenos Aires para uma reunião com Javier Milei, da Argentina. Lavrov, por sua vez, visitou Cuba e Venezuela antes de chegar ao Brasil. O G20 não é uma instituição como a ONU ou a Organização Mundial do Comércio, que possuem um secretariado. Na prática, trata-se de um grupo de diálogo. Ao país que preside temporariamente o G20, cabe receber os representantes de outros países, organizar as reuniões e definir a agenda das discussões.

O Brasil ocupa a presidência do G20 desde 1º de dezembro de 2023, e o mandato se estenderá até 30 de novembro deste ano. Como presidente temporário do grupo, o Brasil selecionou três temas prioritários para discussão ao longo do ano, sendo eles:

  1. Combate à fome, à pobreza e às desigualdades.
  2. Transição energética e enfrentamento às mudanças climáticas.
  3. Reforma das instituições multilaterais.

Dado o enfoque das Relações Exteriores no tema da reforma das instituições, e considerando que o encontro desta semana no Rio reúne ministros desta pasta, é esperado que este seja o principal tópico em debate. O presidente Lula (PT) tem enfatizado em seus discursos a necessidade de reformar instituições como a ONU, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES