Brasil sofreu 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2022

Comandante da Marinha diz que as ameaças são provenientes de diversas frentes.

Ministro José Múcio e comandantes das Forças Armadas no Senado | Pedro França / Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacinal (CRE) do Senado ouviu, em audiência pública no Senado, nesta quinta-feira, 4, o ministro da Defesa, José Múcio Filho. Estavam presentes na audiência, os comandantes das Forças Armadas.

Durante audiência, Múcio negou que os militares do país se conduzam por viés ideológico e participem da política e declarou que as Forças Armadas “tem sido extremamente louvável a atuação das Forças nos últimos episódios que presenciamos”, disse.

De acordo com o comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, a fronteira cibernética é imensa e não para de crescer. Somente no ano passado, foram registrados 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil, o que faz do país o segundo mais atingido em todo o mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

O almirante Mrcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil, explicou que as ameaças são provenientes de diversas frentes e entre as mais recentes, além da defesa cibernética, pairam preocupações com questões relacionadas à área ambiental, à pesca ilegal, além de biopirataria, pirataria, terrorismo e desastres naturais.

Separação questão militar da política

No campo da política, o ministro da Defesa disse que apresentou ao governo um projeto onde a questão militar e política seria absolutamente separada. 

"Queria enfatizar, em momento nenhuma as Forças Armadas têm participado de política. Temos tido uma atuação conjunta, permanente e dedicada com todos os comandantes, o Estado Maior e os três comandantes, para que nossas atividades sejam voltadas para dentro das Forças", ressaltou.

O ministro José Múcio pediu ajuda aos senadores para o aumento dos investimentos na área de defesa nacional. A principal demanda do Ministério e das Forças Armadas é atrelar o orçamento para a defesa ao produto interno bruto (PIB). Hoje, os recursos da pasta são de 1,1% do PIB, mas não há vinculação.

De acordo com o ministro, o governo já sinalizou para que o ministério apresente proposta de crescimento gradativo dos recursos com relação ao PIB, de forma que alcance aos poucos o mínimo de 2%, percentual recomendado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES