Brics aprova entrada da Argentina e de mais cinco países no bloco

Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos devem passar a fazer parte do grupo a partir de janeiro do ano que vem, decidiu a cúpula

Brics aprova entrada da Argentina e de mais cinco países no bloco | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, dia 24, a Cúpula do Brics revelou sua intenção de expandir o grupo, atualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Conforme o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, foi acordado que o bloco estenderá convites para a adesão de seis novas nações. Esses países são: Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Durante a realização da 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, que teve início na terça-feira (22) em Joanesburgo, África do Sul, as discussões acerca do convite a novas nações têm sido um tema central. Entre os objetivos fundamentais do encontro está a deliberação sobre a ampliação do grupo. 

A previsão é que a cúpula conclua suas atividades ainda nesta quinta-feira. Os países recentemente convidados a aderir ao grupo terão de satisfazer determinadas condições para se unirem ao bloco a partir de 1º de janeiro de 2024. Na quarta-feira (23), a ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, havia antecipado que os representantes das nações integrantes do bloco haviam alcançado um consenso em relação à expansão do grupo. No mesmo dia, os líderes manifestaram seu apoio à decisão.

Após o anúncio da ampliação, o  presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou a adesão de novos países, durante discurso, e disse que o bloco "continuará aberto" a novos membros. "O Brics continuará aberto a novos candidatos e, para isso, aprovamos também critérios e procedimentos para futuras adesões", afirmou Lula nesta quinta. "Agora, o PIB do BRICS eleva-se para 36% do PIB global em paridade de poder de compra e 46% da população mundial."

Mais de quarenta nações já expressaram o interesse em se juntar ao Brics, e entre essas, 22 apresentaram formalmente solicitações para integrar o bloco, de acordo com informações fornecidas por autoridades sul-africanas. Além do representante do Partido dos Trabalhadores, a 15ª cúpula do grupo conta com a participação dos chefes de estado Cyril Ramaphosa (África do Sul), Xi Jinping (China) e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. O líder russo, Vladimir Putin, participa de maneira virtual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES