Ayres se reúne com parlamento e pede aumento para juízes

Presidente do Supremo vê processo de “desprofissionalização” do Judiciario. “Não é atraente ser juiz, menos ainda ser servidor do Judiciário”, afirmou

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, se reuniu na manhã desta quarta-feira (14) com parlamentares e pediu que o Congresso seja sensível à reivindicação de aumento dos salários de juízes e servidores do Judiciário.

Britto só trabalha até esta sexta (16) ? ele será aposentado compulsoriamente porque completa 70 anos neste domingo (18).

"Abrimos uma agenda de discussão em torno da atualização remuneratória dos juízes, magistrados em geral, e dos servidores porque experimentam há anos um perigoso e temerário processo de desprofissionalização. Não é atrante ser juiz, menos ainda ser servidor do Judiciário", disse Ayres Britto após receber homenagem do Tribunal de Contas da União.

Antes, segundo a assessoria do Supremo, ele se reuniu com parlamentares, entre os quais o relator da proposta orçamentária da União de 2013, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e o deputado Sarney Filho (PV-MA).

Na semana passada, o ministro do Supremo Luiz Fux determinou que o orçamento de 2013 deve incluir o pedido de reajuste do Judiciário, fixado em 28,86%. O índice, proposto pelo próprio setor, havia sido desconsiderado pelo Executivo na proposta enviada em agosto para apreciação do Congresso, que deve votá-la até o final do ano.

A decisão de Fux, em caráter liminar (provisório), é decorrência de ação da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação Nacional dos Magistrados (AMB) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

No relatório atual do Orçamento, o Executivo limitou o aumento para todas as categorias em cerca de 5% para 2013. Para os servidores do Judiciário, foram reservados de R$ 1,1 bilhão para o aumento.

Nesta terça, em sua última sessão como presidente do Conselho Nacional de Justiça, Britto já havia reclamado dos baixos salários.

"[O Poder Judicário] é o mais cobrado e o menos perdoado. É o mais sacrificado. Não pode fazer greve, não tem hora extraordinária e não tem cargo comissionado. [...] No Judiciário, é inconcebível a desordem e não é tratado remuneratoriamente à altura da superlatividade de seu papel."

Presídios

O presidente do Supremo comentou ainda fala do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de que preferia morrer a ficar em um presídio brasileiro.

"Por um lado, é triste, mas por outro mostra a sensibilidade dele. É um humanista, cultador do direito, que vem se empenhando muito pela humanização dos estabelecimentos penitenciários", disse Britto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES