Busca Ativa: Piauí mapeia “rota” do vírus para frear contágio

Durante a parada sanitária da Semana Santa as equipes fizeram um acompanhamento nas divisas

Programa Busca Ativo rastreia o coronavírus | Ascom Sesapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na parada sanitária da Semana Santa, o Governo do Piauí difundiu as barreiras nas divisas com outros entes federativos e nas entradas dos municípios para evitar a disseminação do coronavírus, em meio a este trabalho, ganhou força o programa 'Busca Ativa' que vem sendo adotado desde o início da pandemia e traça uma rota do contágio visando isolar o vírus da Covid-19

O trabalho, coordenado por Dilia Falcão, está difundido em todo o Piauí, e monitora os infectados e pessoas que tiveram contato com eles, apostando no isolamento para que a transmissibilidade seja freada. 

"Estamos numa pandemia, a sociedade precisa de ajuda e o Busca Ativa venho para essa ação, venho para ajudar, venho para somar", disse Leoncio Santos, coordenador Planície Litorânea. 

Dilia Falcão reverbera o trabalho direcionado a quebrar a cadeia de transmissão, ação que tem feito a diferança em âmbito estadual. 

"A partir do momento que eu detecto ele precocemente, eu isolo, isolo porque é necessário isolar, consequentemente eu quebro aquela cadeia de disseminação do vírus", afirmou. 

Governo reforçou o monitoramento na parada sanitária (Foto: Ascom SESAPI)

O monitoramento permite ainda que seja prestada a melhor assistência aos piauienses diagnosticados com a Covid-19. 

"Eles foram sensacionais, todos os dias estavam atentos, acompanhando, perguntando como eu estava", disse a professora Thayna Sousa. 

A equipe do Busca Ativa realiza testes também em trabalhadores de setores essenciais. 

"A gente tem medo de pegar, e fazendo esses testes temos mais segurança", afirmou Albuquerque, gerente Agespisa. 

Ação se difunde até no aeroporto (Foto: Ascom SESAPI)

Marcelo Carvalho que também trabalha na Companha de Águas e Esgotos complementou. "É de extrema importância não só para nós que trabalhamos numa empresa que é de serviço essencial, é importante para toda a sociedade". 

O governador Wellington Dias (PT) agradeceu o empenho das equipes durante a Semana Santa, reforçando a importância do Busca Ativa no controle da pandemia. 

"Semana Santa de muito trabalho para o Busca Ativa! Além de destacar o trabalho das equipes de saúde da atenção básica, quero agradecer também a integração com a Polícia Rodoviária Federal e a nossa Polícia Militar. As barreiras sanitárias são uma parte importante na nossa luta contra a Covid-19. Juntos, cada um fazendo a sua parte, vamos vencer!, frisou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES