Caixa exonera técnica responsável pelo consignado no programa Auxílio Brasil

A decisão foi tomada pela maioria dos membros do Conselho da Caixa, composto pelos vice-presidentes da instituição, nesta quinta-feira (11).

Servidora será exonerada | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A superintendente de crédito pessoa física da Caixa Econômica Federal, Karla Montes Ferreira será exonerada de suas funções. Ela foi a responsável pela área do consignado do Auxílio Brasil. A decisão foi tomada pela maioria dos membros do Conselho da Caixa, composto pelos vice-presidentes da instituição, durante reunião, nesta quinta-feira (11).

A decisão é uma resposta do banco após a instituição, sem a menor transparência, divulgar documentos sobre a operação do consignado, criada às vésperas da eleição no governo Bolsonaro, com tarjas, evitando a publicidade de seu conteúdo. Depois disso, a Controladoria-Geral da União (CGU) determinou que os documentos fossem enviados sem tarja, o que foi cumprido pela Caixa. 

Por meio de nota, a Caixa informou que "a empregada de carreira está sendo dispensada da função gratificada por interesse da administração". Karla Montes Ferreira foi uma das responsáveis por tocar o programa, que trouxe prejuízos para o banco e que é alvo de investigação. 

Contudo, a servidora é considerada uma excelente técnica e o lado mais frágil da cadeira decisória do banco. Isso porque para a aprovação da proposta o diretor dela e a então vice-presidente da sua área tiveram de dar o aval. Mas nenhum dos dois sofreu qualquer punição. Além disso, para a aprovação a proposta, dois comitês – um de diretores e outro de vice-presidentes – tiveram de dar o sinal verde.

Rita Serrano, presidente da instituição, está no radar para perder o cargo. Entre os pontos avaliados pelo governo, é o de que ela não conseguiu responder de maneira rápida à necessidade de informações sobre eventuais ilegalidades na operação do consignado, além de ter mantido no cargo vice-presidentes e diretor que deram o ok para a operação.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES