Cálculos estimam mais uma queda da inflação e aumento do PIB neste ano

Mesmo com a queda na taxa percentual, a inflação ainda ultrapassa o teto estabelecido pelo governo

Mercado vê baixa na inflação e crescimento do PIB | Rafael Martins/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Economistas do mercado financeiro preveem mais uma redução na taxa de inflação neste ano, caindo de 5,69% para 5,42%; além de que estimam mais um crescimento no Produto Interno Bruto (PIB).

Os cálculos constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Banco Central (BC). O levantamento ouviu mais de 100 órgãos financeiros na semana passada em relação às projeções para o setor econômico.

Leia Mais

A baixa na inflação deste ano ocorre desde o anúncio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, com soma de 0,23%. Em doze meses até maio, a inflação oficial mostrou queda para 3,94%. Números esses que estavam abaixo da estimativas do mercado financeiro.

Mesmo com o recuo da inflação do setor comercial para 2023, ela ainda segue extrapolando o teto da meta definida pelo governo, definida em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Se as projeções do mercado se confirmarem, este será o terceiro ano seguido de cumprimento da meta de inflação, ou seja, no qual a taxa do IPCA fica acima do teto fixado pelo governo. Em 2022, a inflação fechou em 5,79%.

Para 2024, os cálculos do mercado financeiro indicam uma queda da inflação de 4,12% para 4,04%. A meta de inflação do próximo ano, estabelecida pelo CMN, é de 3% e será considerada cumprida  se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Aumento na economia

Para o crescimento do PIB deste ano, o setor financeiro estima um aumento de 1,68% para 1,84% na última semana.

Vale lembrar que PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O parâmetro serve para medir a evolução da economia.

O aumento nos cálculos de crescimento da economia acontece após a divulgação do resultado do PIB do primeiro trimestre, que indicou expansão de 1,9% na comparação com os três últimos meses de 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES