Exclusivo Câmara analisará limitação de acesso a jogos de extrema violência no Brasil

Proposta busca regular o acesso a jogos eletrônicos de extrema violência e proteger crianças e adolescentes

Projeto é de autoria de Neto Carletto, do PP | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, 03 de maio, o deputado federal Neto Carletto (PP-BA) apresentou um projeto de lei que tem como objetivo alterar o Marco Civil da Internet e estabelecer regulamentações para o acesso a jogos eletrônicos de extrema violência no Brasil. A proposta visa proibir a venda desses jogos para menores de 18 anos e responsabilizar os provedores de aplicações pelo monitoramento e remoção imediata de conteúdos violentos.

De acordo com o projeto, consideram-se jogos de extrema violência aqueles que apelam para o bizarro, estimulam a violência extrema, a automutilação, práticas de tortura, a incitação ao suicídio, os maus tratos a pessoas, animais e outros seres vivos, além de fazer apologia a ideologias que pregam a segregação, discriminação ou eliminação de indivíduos com base em características como etnia, raça, cor ou religião.

Leia Mais

Os provedores de aplicações de jogos online também teriam a responsabilidade de exigir identificação para acesso às suas plataformas, permitindo apenas usuários com idade mínima de 15 anos. Além disso, eles deverão criar mecanismos de denúncia de violações à lei, para que os usuários possam relatar comportamentos violentos e abusivos e receberem proteção contra represálias.

O projeto também prevê que os provedores de aplicações sejam responsabilizados, de acordo com o artigo 12 do Marco Civil da Internet, caso não impeçam ou bloqueiem imediatamente a transmissão ao vivo de extrema violência. Além disso, fica proibida a venda de jogos eletrônicos online e presenciais sem a devida classificação indicativa visível e claramente identificada antes do pagamento.

Uma das medidas propostas é a criação do Observatório de Uso de Jogos Eletrônicos no Brasil, que seria composto por representantes do Poder Público, da sociedade civil e de entidades ligadas ao setor de jogos eletrônicos. O objetivo do observatório seria monitorar e analisar o impacto dos jogos eletrônicos na sociedade brasileira, avaliando os efeitos na saúde mental e física dos jogadores, especialmente crianças e adolescentes, e propondo políticas públicas e medidas regulatórias para a proteção dos consumidores e o desenvolvimento sustentável do setor.

A justificativa do projeto ressalta a importância de conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos da exposição a jogos eletrônicos violentos e a necessidade de combater o clima de violência presente nesses jogos. Também menciona evidências de que esses jogos podem induzir comportamentos violentos, destacando que eles devem ser utilizados para fins educativos, de entretenimento e de promoção da sociabilidade.

O projeto de lei agora será apreciado pela Câmara dos Deputados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES