Câmara aprova a reforma tributária, em 1º turno, com 382 votos favoráveis; assista

O relator Aguinaldo Ribeiro destacou o papel do governador Rafael Fonteles nas discussões para a elaboração do texto final da reforma tributária

Presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira | Reprodução / TV Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar, em primeira votação, após intensos debates e discussões, o texto da Proposta de Emenda à Constituição da reforma tributária (PEC 45/19). O placar da votação foi de 382 votos favoráveis, 118 votos contrários e 03 abstenções, superando portanto os três quintos, necessários para a aprovação de uma PEC.

Placar da primeira votação da reforma tributária realizada nesta quinta, 06 - Reprodução TV Câmara

O relator da proposta, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), foi o último a usar a tribuna da Câmara, antes que o presidente Arthur Lira (PP-AL), anunciasse o resultado da primeira votação. Aguinaldo agradeceu a inúmeros deputados pela colaboração e apoio no processo de elaboração do relatório e adequação das propostas que estão no texto final da PEC.

O texto final apresentado por Aguinaldo Ribeiro propõe a mudança de dois tributos federais (PIS e Cofins) por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), gerida pela União; e de mais dois tributos (ICMS e ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), gerido por estados e municípios. Pela proposta, o IPI vai virar um imposto seletivo.

Aguinaldo Ribeiro destacou o papel do governador Rafael Fonteles nas discussões para a elaboração do texto final do relatório da reforma tributária. “Quero aqui cumprimentar o governador Rafael Fonteles, que foi presidennte do Comsefaz, discutiu quatro anos comigo a reforma tributária e depois virou governador do Piauí. E esteve hoje também trabalhando, coordenando os governadores do nordeste”, afirmou.

Durante toda essa semana, a capita federal foi palco de intensas movimentações, do governo e da oposição, de governadores, prefeitos e gestores, em busca de adequações e modificações no texto que seria apresentado por Aguinaldo Ribeiro. O governador Rafael Fonteles, também esteve em Brasília e ressaltou que essa é uma das pautas mais necessárias e importantes para o desenvolvimento do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES